Volkswagen Tiguan vira conceito off-road para Detroit

Novo Tiguan GTE Active Concept traz motorização híbrida e tração nas quatro rodas

Volkswagen Tiguan GTE Active Concept | Imagem: Divulgação

 A Volkswagen revelou no Salão de Detroit, que segue até o próximo dia 24 nos Estados Unidos, o novo Tiguan GTE Active Concept. Trata-se de um protótipo baseado na nova geração do SUV vendida no mercado europeu (a versão para os EUA, prevista para 2017, terá maior distância entre-eixos e interior capaz de levar sete pessoas), que traz como diferencial a aparência e vocação mais aventureira.

No visual, o Tiguan GTE Active recebeu rodas de 16 polegadas calçadas com novos pneus off-road, aumento da distância ao solo, para-choques mais robustos, molduras nas caixas de roda, proteção na base das portas, barras de teto com holofotes auxiliares e faróis de LED. O interior se diferencia pelo acabamento diferenciado e também pelas tecnologias, como o painel de instrumentos configurável e a central multimídia de 9,2 polegadas com controles por gestos. 

O conceito é equipado com um motor 1.4 litro TSI, que desenvolve 150 cavalos de potência e 25,4 kgfm de torque, associado a outros dois elétricos, sendo um de 54 cv instalado no eixo dianteiro e outro de 114 cv no traseiro. A potência combinada, segundo a marca, é de 211 cv. Há ainda um câmbio DSG de seis marchas e dupla embreagem e tração integral 4Motion.

O carro funciona como um elétrico usando o motor traseiro, mas quando há perda de tração, as rodas dianteiras entram em ação com o outro propulsor. A tração integral pode ser ativada manualmente através do 4Motion Active Control ou quando o modo esportivo GTE está selecionado.

No modo totalmente elétrico, o VW consegue entregar autonomia de 32 km, graças às baterias de íon de lítio que somam 12,4 kWh, e atingir velocidade máxima de 113 km/h. Já no modo híbrido, o alcance máximo é de 933 km. 

Tudo sobre o Volkswagen Tiguan

Volkswagen Tiguan