Modelo que trouxe grande inovação ao segmento dos SUVs de grande porte de luxo, o Volvo XC90 estreia a linha 2017 no Brasil com uma novidade interessante. O XC90 2017 oferecido aqui agora é comercializado a segunda geração do sistema Pilot Assist, que funciona em velocidades até 130 km/h.

O recurso, praticamente um sistema de condução semi-autônoma, controla a direção, aceleração e o freio e se responsabiliza pelo deslocamento do carro na velocidade programada mesmo sem um veículo a frente. A primeira geração do Pilot Assist tinha funcionamento limitado a 50 km/h, porém ainda é preciso que o piso conte com faixas bem demarcadas.

A Volvo destaca que, para que o Pilot Assist funcione o motorista deve estar sempre no controle do automóvel, com as mãos no volante, para manter o sistema em operação. O condutor tem ainda a possibilidade de intervir no Pilot Assist via acelerador, freio e volante, de acordo com sua vontade. Caso ele queira mudar de faixa, a seta indicadora aborta temporariamente o assistente de direção. O acionamento do Pilot Assist é feito por meio de um botão à esquerda no volante.

Além do Pilot Assist, o XC90 2017 também é uma referência nos equipamentos de segurança. Ele é o primeiro veículo no mundo a contar com um sistema capaz de frear o veículo caso o motorista do XC90 tente realizar uma conversão que pode ser perigosa na frente de outro automóvel vindo em sentido contrário. O SUV também conta alerta de permanência em faixa com correção automática, controle eletrônico anti-capotamento e a nova geração do Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS).

A versão mais acessível do XC90 2017 é a Momentum, tabelada em R$ 346.900. Ela traz a central multimídia com navegador e tela de 9” sensível ao toque, ar-condicionado digital com 4 zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, assistente de estacionamento, painel de instrumentos digital e rodas de liga leve aro 19”.

A opção mais cara, por sua vez, é a Inscription, com preço sugerido de R$ 403.900. Ela recebe sistema de som especial com 1.400W de potência e 19 alto-falantes, suspensão a ar, rodas de liga leve aro 20”, head up display, alertas de colisão lateral e traseira, detector de pontos cegos e teto solar panorâmico.

Todas as versões do Volvo XC90 contam com 7 lugares, sendo que a terceira fileira oferece bancos individuais. O motor T6 Drive-E também é comum a ambos e trata-se de um 2.0 com turbo e compressor capaz de entregar 324 cv e 40,7 kgfm de torque. O câmbio automático conta com 8 marchas. Segundo a Volvo, o XC90 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atingir 230 km/h de velocidade máxima.

 
 
Volvo XC90 2017
 
Volvo XC90 2017
Volvo XC90 2017
Volvo XC90 2017
 
Volvo XC90 2017
Volvo XC90 2017
Volvo XC90 2017
 
Volvo XC90 2017
Volvo XC90 2017
Volvo XC90 2017
 
Volvo XC90 2017
Volvo XC90 2017
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |