Se existe uma marca que está empenhada em alinhar seus produtos no Brasil aos vendidos globalmente é a Volkswagen. Para 2011, a montadora alemã promete seis novidades – a maioria, importada.

Para o 1° trimestre, Fabrício Biondo, gerente de Marketing da VW, confirmou ao AUTOO a chegada de Amarok cabine simples (motor 2 litros turbo, de 122 cv), novo Jetta (motor 2.0 TSI de 200 cv e câmbio DSG), a nova geração do Passat (210 cv e equipamentos de segurança presentes em modelos da Audi) e o renovado Touareg. O jipão, inclusive, pode ter lançada aqui sua versão híbrida, que a marca estuda trazer também no próximo ano, segundo Biondo.

A politicamente correta série Bluemotion, já presente no Polo, chegará também a Gol e Fox, mas sem data definida – só a garantia de que chegarão em 2011. Segundo a marca, o Gol ficará 8% mais econômico, enquanto o Fox poupará 10% de combustível.

Outra novidade é a SpaceFox Surf. Tratam-se de itens de personalização já disponíveis nas concessionárias da marca. Já o conversível Eos, que recentemente fora renovado lá fora, está exibido no Salão do Automóvel ainda na geração atual – ou melhor, antiga.

Quem certamente chamará atenção no estande da marca é a Saveiro Rocket, um conceito que tenta dar à picape perfil de cupê. Ainda que longe da realidade, o protótipo leva motor 1.4 turbo, associado a um câmbio manual de seis marchas.

Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, ainda destacou que a sua empresa deve fechar este ano com 3,61 milhões de unidades vendidas globalmente, ficando atrás somente da Toyota, a líder mundial. No Brasil, reafirmou os R$ 6,2 bilhões que investirá, até 2014, em tecnologia e capacidade de produção.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/