Não é de hoje que se comenta sobre a intenção da Volkswagen em disputar o Campeonato Mundial de Rali (WRC). No entanto, desta vez os rumores ficaram mais quentes. Segundo aponta reportagem da revista inglesa Autosport, a marca alemã anunciará no final deste mês, durante a cerimonia de encerramento do Rali de Portugal, seu ingresso oficial na categoria a partir de 2012, juntando-se a Citroën, Ford e a MINI, que retornará à categoria.

A publicação também afirma que o veículo escolhido para representar as cores da VW nos ralis de velocidade será o novo Polo hatch e a equipe por trás das máquinas promete ser forte. Segundo a Autosport, o piloto espanhol Carlos Sainz, campeão do WRC e do Rally Dakar, será o chefe do time. Essa parte também reserva um futuro interessante. Já de acordo com o diário espanhol As, a Volks quer ao volante de seus carros o heptacampeão do WRC Sebastien Loeb, atualmente na Citroën, e o norueguês Petter Solberg, que o campeonato em 2003 pela Subaru. A terceira vaga ficaria com o qatari Nasser Al-Attyah.

A revista britânica ainda reporta que a Volkswagen está em busca de engenheiros renomados que já participaram do WRC para tocar o desenvolvimento de seu Polo de competição. Para isso, a equipe de rali da marca alemã terá a disposição um orçamento de € 100 milhões (cerca de R$ 223 milhões) neste ano, conforme aponta a publicação.

Thiago Vinholes

|