Quando foi lançado no Brasil, o up! TSI foi tratado de uma forma errônea por muita gente, da imprensa especializada inclusive, julgando tratar-se de uma versão “esportiva” do hatch. Apesar de contar com a versão speed up!, o foco do excelente motor 1.0 com turbo e injeção direta sempre foi o de oferecer o melhor compromisso entre economia e desempenho, tanto é que seu turbo é bem compacto.

Mas agora, segundo a revista inglesa Autocar, a Volkswagen parece que de fato quer agradar aqueles que buscam uma versão efetivamente esportiva do hatch. De acordo com a publicação, empresa cogita um up! GTI para estrear em breve. A ideia seria oferecer um esportivo compacto e acessível, uma opção para quem quer sentir mais prazer ao dirigir, mas sem gastar tanto.

A Autocar especula que o motor deverá ser o 1.0 TSI, porém levemente recalibrado para entregar mais potência e torque, algo na casa de 120 cv. A grande sacada, contudo, é que o compacto poderá receber o câmbio de dupla embreagem DSG com 7 marchas, o que permitirá um ganho considerável nos números de desempenho. Alguns protótipos do modelo já rodam com essa configuração mecânica na Europa.

Também não é descartado que a Volkswagen faça uma ginástica para eliminar alguns quilos no peso do up! GTI. A expectativa é que ele consiga alcançar uma aceleração de 0 a 100 km/h na casa de 7,5 a 8 segundos, algo bem interessante. Vamos acompanhar de perto essa história. No início do texto você confere uma foto do facelift do up!, que estreou no mercado europeu no início deste ano.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |