Ainda demora um pouco para o principal lançamento da Volkswagen para 2017 chegar às lojas, o que ocorrerá em novembro, mas o AUTOO já está conseguindo apurar algumas informações inéditas sobre o hatch.

Segundo fontes ligadas à marca, a estratégia completa para os preços do modelo ainda é mantida em segredo absoluto dentro da sede da VW em São Bernardo do Campo, porém o que se sabe é que a gama Polo 2018 atuará em um amplo espectro de R$ 40.000 a R$ 70.000.

Com isso, fica claro que a Volkswagen adotará para o modelo um posicionamento semelhante ao Fiat Argo, que hoje está nas lojas partindo de R$ 46.800 na versão Drive 1.0 até R$ 70.600 na configuração topo de linha HGT 1.8 com câmbio automático.

Conforme revelamos, o novo Polo 2018 terá o motor 1.0 tricilíndrico aspirado em sua versão de entrada, o que promete preços competitivos ao hatch. Por se tratar de um modelo com posicionamento mais nobre, por assim dizer, dentro da linha, mesmo o Polo 1.0 aspirado de entrada deverá sair de fábrica no mínimo com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, travas e vidros elétricos.

Apesar da Volkswagen afirmar que o novo Polo não retira nenhum hatch da gama atual de linha, é certo que deverá ocorrer um reposicionamento na gama Gol e Fox. O Gol, por exemplo, já conta com menos versões na linha 2018, que tem preços oscilando de R$ 42.990 em sua versão de entrada Trendline 1.0 seguindo até R$ 54.290 na Comfortline com o câmbio robotizado I-Motion.

O Volkswagen Fox, por sua vez, é o modelo que mais corre o risco de ser descontinuado para acomodar o Polo ou contar apenas com versões mais básicas. Hoje o Fox gravita entre R$ 46.890 (Trendline 1.0) até R$ 64.490 (Pepper I-Motion). O médio Golf inicia seu posicionamento de mercado em R$ 77.247 quando equipado com o motor 1.0 TSI, o que deverá ser o teto, com folga, em termos de preço para o Polo 2018 mesmo todo equipado.

O Polo 2018 deverá inaugurar um novo patamar em termos de nível de segurança e construção não só dentro da linha VW como até mesmo dentro da categoria, em grande parte graças ao uso da nova plataforma modular MQB. Por isso mesmo, a novidade deverá ganhar uma grande relevância em termos de participação dentro do portfolio da Volkswagen no momento em que chegar às concessionárias.

Também merece destaque no Polo 2018 nacional a oferta do eficiente motor 1.0 TSI, com turbo e injeção direta, inclusive em variantes automáticas. O bom nível de equipamentos que o modelo poderá receber, incluindo aí sofisticações como o próprio painel de instrumentos digital, também poderá projetar o Polo dentro da categoria. Até mesmo pensando nas versões mais caras, o Polo 2018 consegue se destacar do próprio Argo nas opções Precision e HGT por contar com o arrojado 1.0 TSI, enquanto o Fiat aposta em um motor de 4 cilindros e deslocamento maior, portanto uma receita bem mais convencional.  

Vamos aguardar o lançamento do modelo nos próximos meses para ver quais serão nossas primeiras impressões a bordo do modelo. E convidamos você a acompanhar tudo aqui no AUTOO!

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |