Ainda sem dar muitos detalhes do que será feito, a Volkswagen alemã fez um anúncio um tanto quanto enigmático nesta sexta-feira (14). A montadora revelou que vai apresentar logo no começo de novembro “extensas melhorias” para o Golf produzido e comercializado na Europa, as quais não sabemos se também chegarão ao hatch produzido em São José dos Pinhais (PR).

Por já contar com a plataforma mais moderna do grupo Volkswagen, a MQB, o Golf de sétima geração ainda é um projeto atual e suas novidades na parte externa ficarão limitadas a aprimoramentos no conjunto óptico frontal e talvez a grade dianteira bem como o para-choque. Mas é por dentro que o hatch médio deverá dar um belo salto tecnológico.

De acordo com alguns rumores da mídia especializada alemã, o Golf 2017 deverá receber equipamentos como o painel de instrumentos digital já amplamente utilizado pela Audi. A conectividade também deverá ganhar um salto considerável com a inclusão da nova central multimídia da marca, presente em modelos como o Passat.

Aproveitando o comunicado das novidades que virão para o Golf, a Volkswagen liberou alguns números interessantentes envolvendo o modelo, que já completa 42 anos de produção.

Em 2002, por exemplo, o Golf superou o Fusca e tornou-se o carro mais vendido na história da marca, com 21.517.415 unidades emplacadas. Já um ano depois, em 2003, o proprietário de um Golf de primeira geração registrou um milhão de quilômetros percorridos no hodômetro!

Atualmente o Golf é produzido em cinco fábricas da Volkswagen espalhadas pela Alemanha, Brasil, China e México. O modelo também é o único no mundo oferecido com cinco opções de propulsão (elétrica, híbrida, a gasolina, diesel e gás). Com 32.590.025 unidades vendidas até o fim de 2015, pelas contas da Volkswagen um Golf é comercializado a cada 40 segundos ao redor do mundo.

A unidade mais cara do Golf foi leiloada em 2005, no caso um exemplar da quarta geração do modelo que pertenceu ao Papa Bento XVI. O comprador pagou 188.938 euros pelo carro ou pouco mais de R$ 660.000.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |