Enquanto a Audi aproveitou o Salão de Genebra para fazer uma estreia de peso, o SUV compacto Q2 que você conferiu aqui no AUTOO, a Volkswagen também já dá sinais de como será o seu modelo para a categoria, portanto posicionado abaixo do Tiguan.

O conceito T-Cross Breeze é derivado do VW Polo europeu, portanto será bem maior que o Taigun, modelo que foi uma das estrelas do Salão de São Paulo em 2014, mas foi desconsiderado devido ao tamanho compacto demais (utilizava o up! Como base).

Apesar da exótica carroceria conversível, que segue os passos do Range Rover Evoque Cabrio, se imaginarmos o modelo “fechado” já teremos uma grande inspiração para o rival de Honda HR-V, Jeep Renegade e cia.

Assim como o Audi Q2, um dos destaques do T-Cross Breeze vai para o motor 1.0 de 3 cilindros com turbo e injeção direta. Ele conta com start-stop e trabalha em conjunto com a transmissão de dupla embreagem e 7 marchas. A Volkswagen declara que o conjunto é capaz de levar o SUV de 0 a 100 km/h em honestos 10,3 segundos, enquanto o consumo médio fica na casa de excelentes 20 km/l.

Por dentro, o T-Cross Breeze aposta em novos materiais e no jogo de cores mais moderno para atrair um público jovem. Além disso, ele estreia uma nova geração do que a Volkswagen chama de “human-machine interface” (HMI), ou praticamente a central multimídia do modelo.

Um exemplo é o interessante modo off-road do T-Cross Breeze. Graças a uma série de sensores, o modelo é capaz de “sentir” quando saiu de um piso de asfalto e está na terra ou lama. A central multimídia alerta o motorista e passa a orientar, por meio de um mapa em 3D, os melhores locais onde ele pode passar para que o carro não fique atolado. Vale destacar que o T-Cross Breeze tem tração apenas nas rodas dianteiras.

O modelo também conta com regulagem de chassi nos modelos Sport, Normal e Comfort, além de um sistema de som fornecido pela Beats com 300W de potência.

Seat Ateca

Outro SUV do grupo Vokswagen apresentado no Salão de Genebra é o Seat Ateca. Ele é o primeiro utilitário esportivo da marca espanhola e, ao contrário do T-Cross Breeze, já é um modelo de produção.

O design, portanto, é algo mais concreto em relação ao conceito da Volkswagen e pode ser até uma inspiração para um modelo da fabricante alemã no Brasil. É claro que a Volkswagen não deverá ficar de fora de um segmento como o dos SUVs compactos no Brasil, em especial levando em conta os ótimos números de venda do Honda HR-V e Jeep Renegade.

Pelo menos na Europa, o Seat Ateca tem opção de motor 1.0 TSI e 1.4 TSI com desativação de cilindros, conjunto também semelhante ao do Audi Q2. O modelo, contudo, tem 4,36 m de comprimento, o que o posiciona para disputar mercado com Hyundai ix35 e cia.

Confira na galeria abaixo imagens do Volkswagen T-Cross Breeze e do Seat Ateca: 

 
 
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
 
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
 
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
 
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
 
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
 
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
Volkswagen T-Cross Breeze (conceito)
Seat Ateca
 
Seat Ateca
Seat Ateca
Seat Ateca
 
Seat Ateca
Seat Ateca
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |