O New Beetle estreou no mercado internacional em 1998 dando sobrevida ao formato clássico do antigo Fusca e emplacou bem em todos os cantos do mundo. Mas já são 14 anos de carreira com apenas um facelift no meio do caminho (em 2006) e o adjetivo “New” (“Novo” em inglês) no nome do carro começa a perder um pouco o sentido. Mas o veículo ficou novo novamente. A Volkswagen revelou nesta segunda-feira (18) a segunda geração do modelo, que agora, para não ter confusão no futuro, se chama apenas Beetle.

O desenho do novo Beetle é uma mistura de elementos de design atuais com bastante inspiração no modelo do passado. O lançamento, mais do que o New Beetle, está ainda mais parecido com o Fusca. Os principais exemplos são os paralamas são ainda mais saltados e os estribos laterais, outro clássico detalhe característico do primeiro carro da VW.  A modernidade chega ao veículo em forma de faróis de led e interior de carro de luxo.

A cabine do Beetle 2012 tem os elementos de interiores mais modernos da VW e remete aos cockpits dos novos Golf e o cupê Scirocco. São detalhes cromados, como as molduras do painel de instrumentos e do GPS, além de sistema de ar-condicionado com comando digital e mais referências do passado: a parte interna das portas tem partes metálicas na mesma cor da carroceria e as clássicas alças de borracha na coluna central. Já o pequeno aerofólio traseiro dá um ar de esportividade ao carro, contrastando com o visual mais comportado do New Beetle.

E quem diria que o Fusca um dia teria câmbio com dupla embreagem. Pois a eficiente transmissão DSG será opcional em todas as versões do Beetle 2012, que terá opções de motores TSI (turbo com injeção direta de combustível) nas cilindradas 1.2 litro (de 105 cv), 1.4 (160 cv) e 2.0 (200 cv). Haverá ainda os modelos com bloco 2.0 TDI (turbodiesel intercooler) com 105 cv ou 140 cv.

A Volkswagen apresentará o novo Beetle ao público durante o Salão de Nova York, nos Estados Unidos, que acontece entre os dias 22 de abril a 1 de maio. O carro continuará sendo fabricado no México e sua estreia no mercado norte-americano começa no segundo semestre deste ano. Por aqui, o modelo, segundo a VW, chega até 2013.

Thiago Vinholes

|