A barreira à importação de veículos argentinos aos poucos vai surtindo efeitos em diferentes frentes. Além da possibilidade do aumento de filas de espera para entrega, as montadoras também começam a mudar suas estratégias. Segundo publicado pela Folha de São Paulo, a Volkswagen finalizará a produção do SpaceFox na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Atualmente, a perua compacta vem importada por inteiro da planta da marca em Pacheco.

O jornal aponta que a medida já era planejada, mas acabou adiantada por conta da tensão comercial entre Argentina e Brasil. Sendo assim, virá do país vizinho apenas a carroceria, ficando a cargo da linha de montagem brasileira a instalação de componentes mecânicos, montagem do interior e pintura. O motivo da ação, ainda de acordo com a publicação, seriam problemas com qualidade e o aumento da demanda pela picape Amarok, que também é produzida na linha de montagem argentina.

Ainda não há nenhuma data para o início da montagem do SpaceFox no Paraná e divisão nacional da Volkswagen ainda não comenta sobre o assunto. O periódico, no entanto, aponta que funcionários da planta já trabalham na adaptação do espaço, onde atualmente são feitos os modelos Golf, Fox e CrossFox.

Thiago Vinholes

|