A família Argo está a caminho

Sedã baseado no novo modelo da Fiat chega em 2018 e será feito na Argentina, já picape pode ser projeto 'híbrido'
Projeção do sedã derivado do Fiat Argo, até o momento conhecido como projeto X6S (crédito: Jonathan Machado da Carwp)

Projeção do sedã derivado do Fiat Argo, até o momento conhecido como projeto X6S (crédito: Jonathan Machado da Carwp) | Imagem: Jonathan Machado/Carwp

No estande da Fiat no Salão de Buenos Aires, o Argo era o principal destaque da marca. O hatch, recém lançado no Brasil, chegará ao mercado argentino no segundo semestre, mas o país vizinho deverá retribuir o favor em 2018. É quando o sedã do Argo começará a ser produzido na fábrica de Córdoba.

O primeiro membro da família Argo, cujo nome ainda é um mistério, será lançado em seguida no Brasil para disputar mercado com o Prisma e o também inédito Virtus, da Volkswagen.

Pouco se sabe sobre ele, cujo codinome é X6S, mas a projeção que o AUTOO publicou recentemente dá uma boa impressão sobre o potencial do modelo. Certamente, o sedã dispensará o motor 1.0 já que esse tipo de carro costuma andar com mais passageiros – com o 1.3 e o 1.8 a Fiat deve dar conta das suas necessidades.

Picape de projeto "híbrido"

Após o sedã, o terceiro membro da família Argo será uma nova picape, conhecida como X6P. Segundo apurou o AUTOO, o projeto é bem mais complicado que parece. Em vez de criar uma versão picape do Argo, a Fiat pensa em utilizar componentes da Strada e promover um upgrade na plataforma.

A razão é que converter o Argo numa utilitário exigiria muitos reforços para criar um veículo que seria muito próximo da Toro – que utiliza uma suspensão independente na traseira. Em vez disso, estuda-se manter a suspensão em feixe de molas da Strada, mas com aprimoramentos. Por cima, uma carroceria nova que segue as linhas do Argo, mas com estilo próprio.

Caso essa solução tenha sido a escolhida, teremos uma picape maior e mais avançada, porém, mantendo a robustez necessária para uso de trabalho.

A nova picape deverá ser apresentada no Salão do Automóvel de 2018. Antes disso, é capaz de o Argo dê o ar da graça na Europa. A produção do modelo na Turquia é uma das possibilidades para o hatchback, que teria agradado a matriz, hoje sem um sucessor local para o Punto.

 
 
Fiat Strada 2017
 
Fiat Strada: sua sucessora deve herdar suspensão de feixe de molas
Fiat Strada 2017
Projeção do sedã derivado do Fiat Argo, até o momento conhecido como projeto X6S (crédito: Jonathan Machado da Carwp)
 
Argo sedã, também conhecido como X6S: produção exclusiva na Argentina em 2018 (crédito: Jonathan Machado da Carwp)
Projeção do sedã derivado do Fiat Argo, até o momento conhecido como projeto X6S (crédito: Jonathan Machado da Carwp)
Fiat Argo 2018
 
Argo no estande da Fiat em Buenos Aires: a caminho da Argentina
Fiat Argo 2018
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!