A farsa ''Voltswagen'': VW erra o momento e piada perde a graça

Com estratégia equivocada, ''pegadinha'' da marca gerou mais transtornos do que risadas
Detalhe da identificação visual da Voltswagen nos EUA

Detalhe da identificação visual da Voltswagen nos EUA | Imagem: Divulgação

Já é de praxe diversas empresas e veículos de comunicação apostarem em brincadeiras envolvendo o Dia da Mentira (1º de abril), muitas delas bem elaboradas e divertidas. Contudo, a divisão norte-americana da Volkswagen deu um péssimo exemplo nesta semana, transformando o que poderia ser uma iniciativa engraçada em uma piada mal elaborada e fora de contexto.

Tudo começou na última segunda-feira (29), quando um comunicado para a imprensa foi rapidamente publicado pela empresa e logo após retirado do ar. A mensagem em questão sinalizava que o nome fantasia da marca na América do Norte seria substituído por “Voltswagen”, uma iniciativa para difundir a futura gama de carros elétricos que a marca vai lançar na região.

Apesar da proximidade com o Dia da Mentira, o conteúdo do primeiro comunicado sinalizava uma decisão estratégica real da empresa, tanto que a informação foi apurada e tomada como fato por diversos veículos da imprensa especializada norte-americana de grande reputação.

O pior momento na desastrada campanha da Volkswagen é que a divisão norte-americana da fabricante divulgou nesta terça-feira (30) o que seria o release definitivo sobre o assunto, incluindo aspas do presidente e CEO da subsidiária.

Notando que sua brincadeira de mau gosto havia perdido o controle, uma vez que todos os principais veículos de comunicação ao redor do mundo noticiaram o que seria a criação da “Voltswagen”, a marca emitiu um novo comunicado no fim desta terça-feira declarando que a empresa não realizará qualquer mudança no nome com o qual atua nos Estados Unidos e demais países vizinhos.

A Volkswagen of America não vai mudar seu nome para Voltswagen. A mudança de nome foi criada para ser um anúncio no espírito do Dia da Mentira”, declarou a empresa após remover o comunicado sobre a mudança de seu site de imprensa e mídias sociais.

Faltou bom senso ao time de comunicação da Volkswagen norte-americana, pois geralmente mensagens criadas com algum vínculo ao Dia da Mentira trazem anúncios exóticos, exagerados ou fantasiosos, com evidente conotação ficcional. Além disso, o que é óbvio, temas sobre o Dia da Mentira devem ser feitos no momento apropriado, portanto em 1º de abril, e não dois dias antes como a Volkswagen norte-americana realizou.

Vale lembrar que o episódio com a farsa da “Voltswagen” vai se juntar a outra atitude questionável que o time de marketing da Volkswagen promoveu recentemente. Em 2020, um videoclipe promovendo a estreia da oitava geração do Golf mostrava um homem negro sendo controlado por uma mão branca gigante. O clipe em questão, produzido pela Voltage, subsidiária do Omnicom Group Inc. sediada em Berlim, gerou críticas e tensões generalizadas na empresa. Pelo visto, bom senso não é algo que está em alta na sede da marca... 

Nota do editor: o time de conteúdo do AUTOO pede desculpas aos seus leitores por eventuais transtornos que a malfadada campanha da Volkswagen tenha causado. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!