Para um mês de ressaca nas vendas estrear no ranking dos mais vendidos na 10ª posição é um belo começo para o hatch Agile, da Chevrolet. O modelo tomou o lugar do Ka, da Ford, ao emplacar 5 936 unidades em novembro.

A própria montadora, no entanto, descarta que esse patamar se mantenha. Marcos Munhoz, diretor de vendas da GM, reconheceu que o mês foi excepcional: “internamente, sabemos que um modelo, para fazer sucesso, precisa ter boas vendas no 1º e no 7º mês no mercado. O Agile já cumpriu metade do caminho”, disse durante o lançamento dos kits de acessórios do novo carro.

Apesar da queda natural de vendas, houve quem contrariasse a regra. A picape Saveiro, por exemplo, vendeu 2 910 unidades, ainda abaixo da expectativa para uma nova geração, mas um volume mais de acordo com os anseios da Volkswagen.

O hatch médio i30, da Hyundai, vendeu apenas cinco unidades a mais que em outubro, mas terminou novembro como o mais vendido da sua categoria ao superar o bem mais barato Chevrolet Astra. Foram 2 515 exemplares contra  2 450 do modelo da GM.

Entre os 30 mais vendidos, o destaque negativo ficou por conta do Corsa Sedan/Classic, com queda de 35% e do Ka, da Ford, com 33% a menos que em outubro.

Volta ao topo

E o Corolla voltou a ser o sedã médio mais vendido do país. O Toyota superou o Civic, que mantinha a ponta desde 2007. O carro da Honda sofre com a concorrência interna do City, menor, mas com preço parecido. A montadora já prepara uma ofensiva para revigorar o modelo com campanhas na mídia e com uma nova versão, batizada de LXL, que deverá ficar próxima da mais vendida, a LXS.

Confira os carros mais vendidos do Brasil nos links abaixo?

Ranking de carros em novembro
Ranking de carros em 2009

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/