Alerta: Toyota Hilux é reprovada no ''teste do alce'' e gera polêmica

Revista sueca critica o desempenho da picape frente às rivais; confira vídeo
Toyota Hilux quase capota durante realização do teste do alce

Toyota Hilux quase capota durante realização do teste do alce | Imagem: Teknikens Värld

Exatos nove anos depois de também reprovar a geração anterior da Toyota Hilux, a revista sueca Teknikens Värld traz à tona mais uma polêmica ao realizar o tradicional “teste do alce” com a nova geração do modelo, que, infelizmente, mais uma vez foi mal na avaliação. O teste consiste em uma das manobras evasivas mais agressivas, ou seja, desviar de um obstáculo no caminho a uma velocidade constante.

Como é possível conferir no vídeo abaixo divulgado pela própria Teknikens Värld, o piloto precisou fazer uma correção rápida no volante da picape para evitar o capotamento. A avaliação ocorria a uma velocidade de 57 km/h e com o controle de estabilidade ativado. O relato da equipe editorial pode ser acessado aqui

A picape contava com uma carga de 834 kg e chama a atenção pois algumas rivais até mesmo de maior porte, como a Ram, conseguiram cumprir a prova sem sustos. As concorrentes diretas Ford Ranger, Volkswagen Amarok e Mitsubishi L200 Triton Sport também foram aprovadas inclusive em velocidades superiores às da Hilux, em um intervalo de 64 a 68 km/h.

Procurada pela publicação sueca, a Toyota declarou que “baseado em todos os testes de desenvolvimento com a nova geração da Hilux está confiante de que ela é uma picape segura”. A fabricante também acrescentou que realiza testes de acordo com a norma ISO 3888 para avaliar o comportamento do modelo em manobras evasivas e que a Hilux passou por essas avaliações com sucesso. 

Confira abaixo o vídeo mostrando a Toyota Hilux e as rivais no teste: