Já havia um bom tempo que a Ford vinha testando o seu novo SUV compacto para o mercado europeu e, finalmente, nesta semana a marca apresentou o Puma na Alemanha. O nome, que remete ao cupê de pequeno porte vendido no anos 1990, dá uma pitada de esportividade ao modelo, mas é só. O Puma mais moderno virou uma opção para aqueles consumidores descontentes com o EcoSport, sendo que a novidade nada mais é do que um Fiesta "anabolizado", com mais espaço e compartilhando a mesma plataforma do hatch.

O EcoSport deve ser substituído pelo Puma ao longo dos próximos meses, já que a novidade mostra-se um projeto muito mais voltado para as necessidades do mercado europeu do que o utilitário esportivo compacto que nasceu no Brasil. O Puma tem uma receita interessante, pois oferece aos consumidores do Velho Continente ótimo pacote de tecnologia, segurança e motor eficiente.

Uma das tecnologias é o piloto automático adaptativo com Stop&Go, capaz de seguir o carro da frente, freando e acelerando. Esse sistema, mesmo com trânsito parado, não desativa ao reduzir a velocidade ou quando o carro para, retomando a velocidade programada na medida em que o trânsito volta a fluir. Outra tecnologia de segurança é o sistema de pré-colisão que identifica pedestres. Há ainda assistente de estacionamento semiautônomo, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e multimídia Sync3 com Android Auto e Apple Car Play.

No porta-malas do Puma encontramos espaço para 456 litros de bagagem, bem maior que os 362 litros do EcoSport. As vendas na Europa começam até o final do ano.

O motor deve ser 1.0 turbo de três cilindros que rende 125 cv. Ele terá o alternador substituído por um sistema elétrico de 48V e será um híbrido leve, dando torque a mais ao propulsor tradicional. Com isso a promessa é que ele faça até 18,5 km/l.
 

 
 
Ford Puma
 
Ford Puma
Ford Puma
Ford Puma
 
Ford Puma
Ford Puma
Ford Puma
 
Ford Puma
Ford Puma
Ford Puma
 
Ford Puma
Ford Puma
Ford Puma
 
Ford Puma
Ford Puma
 
 
Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw