Americanos desenvolvem moto que voa

Conceito é inspirado em um protótipo de pouso e decolagem vertical projetado a pedido do Exército dos Estados Unidos

Protótipo desenvolvido pela Aeroflex | Imagem: Reprodução

Uma empresa norte-americana chamada Aerofex Corporation está desenvolvendo nada menos que uma moto voadora... O modelo inspira-se no Piasecki Airgeep VZ-8, um protótipo de decolagem e pouso vertical (VTOL) desenvolvido pela Piasecki Helicopter. O modelo foi desenvolvido para atender a um pedido do Exército dos Estados Unidos em 1957 e foi concebido para ser menor e mais fácil manobrar do que um helicóptero.

Após mudanças no projeto, um segundo protótipo foi criado. Ele era alimentado por dois motores, com assentos ejetáveis para o piloto e co-piloto e havia mais três assentos para passageiros. Foi também equipado com um triciclo motorizado para aumentar a mobilidade em terra. O vôo AirGeep II ocorreu pela primeira vez em 15 fevereiro de 1962, pilotado por Tommy Atkins.

Leia também: Salão das Motos será em novembro

No entanto, o Exército norte-americano decidiu que o protótipo não era adequado para o campo de batalha e concentrou-se no desenvolvimento de helicópteros convencionais.

No modelo que está sendo desenvolvido atualmente, a relação entre o piloto e a máquina é semelhante à condução de uma bicicleta: um depende do outro para um voo controlado e estável. A posição do condutor é semelhante à de um piloto de moto GP. Mas, por enquanto, o voo é baixo, a apenas alguns centímetros do solo.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!