A Hyundai comemorou os 5.171 Cretas emplacados em novembro (e que deu ao carro a liderança geral entre os SUVS no Brasil) como um marco histórico, à frente até mesmo do Jeep Compass. O modelo, lançado há pouco mais de um ano, já figura como o SUV compacto mais vendido do Brasil contando com a parcial de dezembro (veja detalhes abaixo).

A montadora sul-coreana apontou como razões para o sucesso do Creta a introdução da versão Smart, automática mais acessível, e também aos itens como uma pulseira-chave e também à presença de TV na central multimídia em todas as versões do modelo.

No entanto, a realidade do mercado é um pouco diferente do cenário que pinta a Hyundai. O Creta vende nesse nível por uma razão muito simples: a participação dos emplacamentos da versão exclusiva para PCD é altíssima, beirando metade do total vendido. Em novembro, ela representou 49,7% dos emplacamentos totais (2.548 unidades), por exemplo.

Graças a esse nicho, o Creta tem conseguido superar o rival da Honda em alguns meses e inclusive já está à frente do HR-V contando com a parcial de dezembro até o dia 5, última informação disponível. Com 833 unidades deste mês, o Hyundai acumulava 44.890 emplacamentos contra 44.783 do HR-V, mas como se trata de um período de grandes variações é possível que o Honda recupere a ponta até o final do mês.

Versão PCD depenada

Há de se reconhecer que qualquer venda conta, seja direta ou via concessionária, porém, como o HR-V não possui versão destinada ao público PCD é notório que ele não se aproveita da vantagem de custar até R$ 70.000 e assim atrair uma demanda que hoje é muito significativa no mercado brasileiro. Em vez disso a Honda prefere oferecer o Fit e City para essa clientela, carros cuja procura é bem menor que o utilitário esportivo.

Ou seja, em condições de igualdade, possivelmente o Creta nem se aproximaria do HR-V, o que tira um pouco do brilho dessa possível “vitória”. É uma pena, no entanto, que ela esteja sendo obtida por meio de uma estratégia um tanto abusiva por parte da Hyundai. Isso porque o Creta Attitude automático, versão exclusiva PCD, perdeu muitos dos itens de série da primeira “fornada”.

Depois de suspender as vendas do modelo no final do ano passado, a montadora relançou o Creta Attitude em janeiro, mas o “depenou”: saíram o rádio, controles satélites no volante, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, as barras no teto e os protetores dos para-choques passaram a ser na cor preta. Não satisfeita, a Hyundai eliminou as rodas de liga leve na linha 2019.

O cúmulo da economia, no entanto, é a supressão do tampão interna do porta-malas, item de custo irrisório comparado a de outros componentes do carro que, tudo leva a crer, pode fechar 2018 como o SUV compacto mais vendido do país.

 
 
Nissan Kicks 2018
 
Nissan Kicks 2018
Nissan Kicks 2018
Ford EcoSport 2019
 
Ford EcoSport 2019
Ford EcoSport 2019
Hyundai Creta 2019
 
Hyundai Creta 2019
Hyundai Creta 2019
Citroën C4 Cactus 2019
 
Citroën C4 Cactus 2019
Citroën C4 Cactus 2019
Jeep Renegade 2019
 
Jeep Renegade 2019
Jeep Renegade 2019
Honda HR-V 2019
 
Honda HR-V 2019
Honda HR-V 2019
Chevrolet Tracker 2019
 
Chevrolet Tracker 2019
Chevrolet Tracker 2019
Jeep Renegade 2019
 
Jeep Renegade 2019
Jeep Renegade 2019
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/