Análise: com estreia do Nivus, VW cria bons dilemas na hora de escolher um modelo até R$ 100 mil
Fabricante alemã passa a contar com opções bem diversas considerando a faixa de R$ 80 a R$ 100 mil
Na época da apresentação a linha GTS, a imediata relação entre comprar um Virtus em seu novo catálogo topo de linha ou um Jetta nas versões mais acessíveis tornou-se algo comum.
Agora, com a estreia do Nivus, a Volkswagen cria uma série de bons dilemas sobre quais modelos escolher dentro de sua gama, tanto envolvendo hatches bem como outros SUVs.
Um caso que merece ser analisado é o Nivus Highline, que terá preço sugerido de R$ 98.290.
Se você olhar para seus irmãos de plataforma, com a mesma quantia você já consegue estacionar na garagem de casa o competente Polo GTS (R$ 102.500) ou migrar para um T-Cross Comfortline, hoje tabelado em R$ 110.260, mas facilmente encontrado em promoção por cerca de R$ 100.000.
Por um lado o Polo GTS pode não oferecer o mesmo nível de equipamentos avançados de segurança presentes no Nivus Highline, com destaque para o piloto automático adaptativo (ACC) e o alerta de colisão com frenagem automática de emergência, porém, se a sua ideia é estar ao comando de um automóvel verdadeiramente esportivo, o Polo GTS é um produto que entrega esse atributo como poucos. O motor 1.4 TSI com seus 150 cv e 25,5 kgfm de torque acelera o hatch de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e confere ao motorista uma dinâmica raramente encontrada em outro carro nacional.
Se o preço de um T-Cross Highline (cerca de R$ 120 mil) com o mesmo 1.4 TSI sob o capô extrapola nossa margem de comparação, o T-Cross Comfortline tem a vantagem de oferecer uma cabine que prima pelo amplo espaço interno, uma das virtudes da aposta da marca no entre-eixos generoso de 2,65 m. Assim como o Polo, o T-Cross Comfortline também não traz um pacote de tecnologia sofisticado como o Nivus topo de linha, porém conta com ar-condicionado automático digital, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros itens.
Outro “exercício” que podemos fazer envolve a versão de entrada Comfortline do Nivus. Ela é tabelada em R$ 85.890, podendo receber a nova central multimídia VW Play, o ACC e o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência por meio de um pacote opcional que eleva o preço do crossover para R$ 89.410.
Hoje um Polo Highline tem valor sugerido de R$ 88.265, portanto um meio-termo entre o Nivus Comfortline básico ou quando equipado com o pacote VW Play & Tech.
O Polo Highline também conta com o mesmo motor 1.0 turbo e o câmbio automático de 6 marchas. Ele pode não receber os mesmos recursos de eletrônica que o Nivus Comfortline completo ou entregar e mesmo estilo diferenciado do crossover, porém traz alguns recursos bem-vindos e ausentes no Nivus de entrada, como o ar-condicionado automático digital, rodas de liga leve aro 17”, chave presencial, revestimento interno de couro, entre outros recursos.
Como é possível notar, reunimos aqui apenas algumas poucas combinações que tornaram-se possíveis dentro da linha Volkswagen. Apesar do preço muitas vezes ser um denominador comum, são modelos com propostas diferentes e que atendem públicos diversos, o que é algo positivo uma vez que cada consumidor busca necessidades específicas na hora de escolher seu próximo carro.
Ainda não sabemos qual será a sobrevida de todos esses modelos, mas vale destacar que a marca alemã apostou nos últimos anos em uma gama amplamente complementar. Só no segmento de hatches, por exemplo, hoje a Volkswagen conta com quatro carros, no caso up!, Gol, Fox e Polo.
Ao que tudo indica, a VW deverá conferir o mesmo estímulo à diferentes modelos agora envolvendo os SUVs aqui no Brasil e região. Se hoje a gama já contempla Nivus, T-Cross e Tiguan Allspace, em breve teremos o modelo de médio porte derivado do projeto Tarek. Até mesmo um crossover pequeno, posicionado abaixo do Nivus, estaria nos planos. Vamos acompanhar tudo de perto!