Análise: com estreia do Nivus, VW cria bons dilemas na hora de escolher um modelo até R$ 100 mil

Fabricante alemã passa a contar com opções bem diversas considerando a faixa de R$ 80 a R$ 100 mil
Volkswagen Nivus 2021

Volkswagen Nivus 2021 | Imagem: Divulgação

Na época da apresentação a linha GTS, a imediata relação entre comprar um Virtus em seu novo catálogo topo de linha ou um Jetta nas versões mais acessíveis tornou-se algo comum.

Agora, com a estreia do Nivus, a Volkswagen cria uma série de bons dilemas sobre quais modelos escolher dentro de sua gama, tanto envolvendo hatches bem como outros SUVs.

Um caso que merece ser analisado é o Nivus Highline, que terá preço sugerido de R$ 98.290.

Se você olhar para seus irmãos de plataforma, com a mesma quantia você já consegue estacionar na garagem de casa o competente Polo GTS (R$ 102.500) ou migrar para um T-Cross Comfortline, hoje tabelado em R$ 110.260, mas facilmente encontrado em promoção por cerca de R$ 100.000.

Por um lado o Polo GTS pode não oferecer o mesmo nível de equipamentos avançados de segurança presentes no Nivus Highline, com destaque para o piloto automático adaptativo (ACC) e o alerta de colisão com frenagem automática de emergência, porém, se a sua ideia é estar ao comando de um automóvel verdadeiramente esportivo, o Polo GTS é um produto que entrega esse atributo como poucos. O motor 1.4 TSI com seus 150 cv e 25,5 kgfm de torque acelera o hatch de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e confere ao motorista uma dinâmica raramente encontrada em outro carro nacional. 

Se o preço de um T-Cross Highline (cerca de R$ 120 mil) com o mesmo 1.4 TSI sob o capô extrapola nossa margem de comparação, o T-Cross Comfortline tem a vantagem de oferecer uma cabine que prima pelo amplo espaço interno, uma das virtudes da aposta da marca no entre-eixos generoso de 2,65 m. Assim como o Polo, o T-Cross Comfortline também não traz um pacote de tecnologia sofisticado como o Nivus topo de linha, porém conta com ar-condicionado automático digital, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros itens.

Volkswagen T-Cross 2020
Volkswagen T-Cross na versão Comfortline
Imagem: Divulgação

Outro “exercício” que podemos fazer envolve a versão de entrada Comfortline do Nivus. Ela é tabelada em R$ 85.890, podendo receber a nova central multimídia VW Play, o ACC e o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência por meio de um pacote opcional que eleva o preço do crossover para R$ 89.410. 

Hoje um Polo Highline tem valor sugerido de R$ 88.265, portanto um meio-termo entre o Nivus Comfortline básico ou quando equipado com o pacote VW Play & Tech.

O Polo Highline também conta com o mesmo motor 1.0 turbo e o câmbio automático de 6 marchas. Ele pode não receber os mesmos recursos de eletrônica que o Nivus Comfortline completo ou entregar e mesmo estilo diferenciado do crossover, porém traz alguns recursos bem-vindos e ausentes no Nivus de entrada, como o ar-condicionado automático digital, rodas de liga leve aro 17”, chave presencial, revestimento interno de couro, entre outros recursos.

Como é possível notar, reunimos aqui apenas algumas poucas combinações que tornaram-se possíveis dentro da linha Volkswagen. Apesar do preço muitas vezes ser um denominador comum, são modelos com propostas diferentes e que atendem públicos diversos, o que é algo positivo uma vez que cada consumidor busca necessidades específicas na hora de escolher seu próximo carro.

Ainda não sabemos qual será a sobrevida de todos esses modelos, mas vale destacar que a marca alemã apostou nos últimos anos em uma gama amplamente complementar. Só no segmento de hatches, por exemplo, hoje a Volkswagen conta com quatro carros, no caso up!, Gol, Fox e Polo.

Ao que tudo indica, a VW deverá conferir o mesmo estímulo à diferentes modelos agora envolvendo os SUVs aqui no Brasil e região. Se hoje a gama já contempla Nivus, T-Cross e Tiguan Allspace, em breve teremos o modelo de médio porte derivado do projeto Tarek. Até mesmo um crossover pequeno, posicionado abaixo do Nivus, estaria nos planos. Vamos acompanhar tudo de perto!

Volkswagen Polo 2020
Volkswagen Polo Highline
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!