Ano termina com alerta envolvendo segurança dos carros vendidos no Brasil
Do total de 7 modelos vendidos no Brasil avaliados pelo Latin NCAP, apenas um obteve nota máxima em segurança
No apagar das luzes de 2021, uma mensagem um tanto quanto preocupante que fica deste ano diz respeito à segurança (ou falta dela) em muitos modelos vendidos no Brasil.
Olhando em retrospecto, o Latin NCAP avaliou 11 modelos vendidos na região ao longo deste ano, porém apenas 7 deles são comercializados no Brasil.
As provas já contemplam a evolução dos padrões de testes da entidade, que tornaram-se ainda mais rígidos a partir de 2020, passando a considerar também equipamentos de segurança ativa e passiva que ajudam na prevenção de acidentes.
Dos veículos disponibilizados no Brasil, apenas o Volkswagen Taos, avaliado neste mês, alcançou a nota máxima de 5 estrelas.
Após o SUV médio, o modelo que ficou razoavelmente classificado foi o Peugeot 208, que obteve 2 estrelas e também passou pelo crivo do Latin NCAP na bateria de testes realizada neste mês.
Logo após aparece o Toyota Yaris, que recebeu apenas 1 estrela em seu teste efetuado em outubro.
Renault Duster (com apenas 2 airbags), Kia Sportage (2 airbags), Hyundai New Tucson (2 airbags) e os Fiat Argo e Cronos (ambos com airbag frontal duplo) ficaram devendo em segurança e não conquistaram uma estrela sequer na avaliação.
Além da avaliação da segurança estrutural em si, o Latin NCAP mensura ainda a proteção dos airbags para os passageiros e avalia a presença e funcionamento de recursos como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de pontos cegos, controle de estabilidade, limitador de velocidade, entre outros recursos.
Com testes mais exigentes na região, o Latin NCAP colabora para que o nível de segurança dos automóveis comercializados aqui também aumente, representando ganhos para todos os consumidores e a sociedade.
Na hora de escolher um carro, vale sempre consultar os resultados mais recentes divulgados pela entidade.