Após 21 anos, Toyota Supra ressurge nos EUA

Cupê de alta performance foi lançado no Salão de Detroit; confira detalhes
Toyota Supra 2020

Toyota Supra 2020 | Imagem: Divulgação

Apesar dos olhos dos consumidores e das montadoras tornarem-se cada vez mais focados nos SUVs e picapes, ainda podemos nos contentar quando alguém ainda resolve investir em uma carroceria que sai desse “binômio” tão falado hoje em dia.

A estrela da vez foi a volta do Toyota Supra, que foi apresentado ao público mundial na edição deste ano do Salão de Detroit.

Modelo muito famoso entre os entusiastas por automóveis por contar com um legado de comprometimento com a alta performance e zelando pela máxima esportividade ao dirigir, a quinta geração do Toyota Supra também surge para ajudar a difundir a marca GAZOO Racing, braço esportivo da montadora japonesa.

Para honrar todo legado do modelo, o Toyota Supra 2020 torna-se o modelo mais veloz da marca produzido em série hoje em dia no mundo e, para tanto, traz um conjunto mecânico invejável sob o capô. O cupê é movido por um 3.0 de 6 cilindros em linha turbo que entrega 339 cv (335 hp) e notáveis 50,4 kgfm de torque (365 lb-ft). Equipado com um câmbio automático de 8 marchas calibrado para trocas rápidas, o Supra 2020 é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em rápidos 4,1 segundos.

Como convém a um esportivo, a nova geração do Supra conta com tração traseira, baixo centro de gravidade e distribuição de peso igual para os dois eixos, o que permite ao cupê oferecer altas doses de precisão e agilidade ao volante, garante a Toyota. A velocidade máxima do modelo é limitada em 250 km/h, acrescenta a fabricante japonesa.

O novo Supra 2020 terá dois modos de condução, o Normal e o Sport, sendo que o segundo explora ao máximo um recurso muito interessante do cupê, no caso um diferencial ativo no eixo traseiro. De acordo com a Toyota, o recurso usa um motor elétrico e embreagens multidisco para controlar de forma precisa o torque do motor para as rodas. Com isso, o diferencial pode trabalhar de 0 a 100% bloqueado dependendo das necessidades do carro, oferecendo assim, explica a engenharia da Toyota, o melhor controle possível nas curvas.

Além da distribuição de peso do modelo igualmente balanceada, a Toyota constatou nove áreas na parte traseira do modelo que foram reforçadas para melhorar a regidez estrutural do novo Supra e, com isso, melhorar ainda mais as respostas do cupê em curvas.

A Toyota também não deixou de lado o conforto dos ocupantes e, nas sua versão mais cara, o Supra 2020 pode receber recursos como sistema de som premium com 12 alto-falantes, central multimídia com suporte ao Apple CarPlay sem a necessidade de cabo, carregamento por indução, alerta de ponto cego nos retrovisores externos, controlador de velocidade adaptativo, entre outros recursos.

O Toyota Supra 2020 terá produção terceirizada pela Magna Steyr em Graz, na Áustria e, pelo menos por enquanto, não há quaisquer planos da Toyota em importar a novidade ao mercado brasileiro.

Ao menos a gente pode ficar com água na boca vendo as fotos (clique na foto principal para acessar a galeria) e assistindo ao vídeo direto do Salão de Detroit 2019 onde o novo Supra foi revelado. Confira: 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!