A indústria automobilística brasileira terá de adequar seus autmóveis exportados para a Argentina com mais itens de segurança. Assim como acontecerá no Brasil, a partir de 1º de janeiro de 2014 todos os veículos zero quilômetro vendidos no país vizinhos terão de já vir equipados de fábrica com sistema de freios ABS, airbag duplo frontal e apoios de cabeça para os assentos na traseira.

A legislação argentina para segurança veicular, no entanto, será ainda mais rígida que a brasileira. Antes das exigências previstas para 2014, entrará em vigor no país em 1º de janeiro de 2013 uma lei que obriga todos os carros à venda na região a possuir ao menos uma alça metálica para fixação de cadeirinhas para crianças no banco traseiro - esse recurso é o conhecido ponto de ancoragem Isofix. No Brasil não há ainda essa obrigatoriedade, tampouco um projeto de aplicação.

Também em 2014, todos os automóveis oferecidos na Argentina terão de vir munidos ainda de sistema de alerta sonoro para cinto de segurança não afivelado e acendimento automático dos faróis.

Thiago Vinholes

|