As 10 estradas mais belas do mundo

Que tal mesclar o gosto por dirigir com belas paisagens? Conheça roteiros onde isso é possível
Rota 66

Rota 66 | Imagem: Divulgação

Você é fã de automóveis? Então com certeza gosta de passar algumas horas atrás do volante em uma estrada sem congestionamento, bem pavimentada, pronta para explorar melhor o carro, certo? E se fosse possível colocar nessa receita belas paisagens e a oportunidade de trafegar por alguns dos mais belos cenários do mundo?

A Seat, braço espanhol do grupo Volkswagen, divulgou uma lista com as 10 mais belas estradas ao redor do mundo. Além de mesclar diferentes tipos de climas, altitudes e tamanhos, cada uma delas tem em comum a riqueza das regiões geográficas pelas quais atravessam. Apesar de nenhuma delas estar no Brasil, ao menos uma das estradas da lista está bem perto de nós, no caso na Argentina. Confira abaixo o levantamento completo:

1 – Transfagarasan, Romênia: é apontada como uma das mais belas estradas da Europa. Ela conta com 90 quilômetros de extensão e atravessa a região montanhosa dos Cárpatos. Em suas margens é possível encontrar o Castelo Poenari, que alguns alegam ter sido a residência do príncipe que inspirou o personagem Drácula. Pelo visto é bom não se perder por lá...

2 – Stelvio Pass, Itália: localizada a 2.757 metros de altitude, é a via pavimentada mais alta nos Alpes orientais. Ela também é famosa por suas 48 curvas no estilo “cotovelo” (hairpin) distribuídos em apenas 24 quilômetros. Com um percentual de declive de 7,6%, é um caminho desafiador para os ciclistas que participam da tradicional prova Giro dItalia.

3 – Furka Pass, Suíça: fica no meio dos Alpes suíços e ganhou fama após servir de cenário para o filme 007 Goldfinger em 1964.

4 – Route Napoléon, França: o nome remete ao fato de Napoleão ter usado a rota para recuperar seu trono após um ano exilado. A estrada conta com 325 km e passa pelas belas regiões de Provence e Côte dAzur.

5 – Romantic Road, Alemanha: em um trajeto de 400 km é possível cruzar mais de 60 cidades e admirar igrejas, catedrais, castelos e algumas charmosas vilas medievais. A estrada liga as cidades de Würzburg e Füssen, na região da Baviera.

6 – Desfiladero de la Hermida, Espanha: na estrada de 21 km é possível trafegar nas margens de desfiladeiros com mais de 600 m de altura. Aqui é bom ficar atento (a) ao volante...

7 – Atlanterhavsveien, Noruega: com apenas 8,72 km de extensão, a via une algumas ilhas com oito pontes. Segundo os críticos, é uma bela composição entre natureza e engenharia a apenas alguns metros acima do Oceano Atlântico.

8 – Ruta 40, Argentina: pelo menos uma das estradas do ranking nós podemos acessar aqui do Brasil, trata-se da longa Ruta 40, na Argentina. Com 5.200 quilômetros de extensão, ela corta o país de Norte a Sul margeando os Andes. Nela é possível cruzar 21 parques e 18 rios. Quando cruza a região da Patagônia, ela torna-se uma das estradas mais desoladas do mundo.

9 – Great Ocean Road, Austrália: a estrada de 243 km fica na costa australiana no Estado de Victoria e passa por alguns marcos do país como o London Arch, The Twelve Apostles e várias formações rochosas formadas por anos de erosão.

10 – Route 66, EUA: também conhecida como a “mãe de todas as estradas” (Mother Road), ela serve até para inspiração de filmes, como é caso de Easy Rider, dentre outros. Não por acaso é uma das estradas mais famosas no mundo, com mais de 4.000 km de extensão e ligando as cidades de Chicago e Santa Monica, na Califórnia, após cruzar sete Estados.

Confira abaixo um vídeo com mais detalhes da estrada de Transfagarasan: