As férias de julho chegaram. Veja o que verificar no carro antes de viajar

Manutenção preventiva é essencial para não ter surpresas na viagem; confira mais detalhes
Ao menor sinal de problema, leve o carro para a oficina de confiança

Ao menor sinal de problema, leve o carro para a oficina de confiança | Imagem: Reprodução internet

Viajar com tranquilidade é sempre a melhor receita para relaxar e repor energias. E as férias de julho servem para isso. Só que antes é preciso verificar se está tudo em ordem com o carro antes de pegar estrada. Para diminuir o risco de acidentes e contratempos, é recomendado que o veículo seja levado à oficina de confiança para realizar a manutenção preventiva, a fim de corrigir possíveis erros e evitar dor de cabeça. O gerente automotivo da Porto Seguro, Claudio Cardoso, nos ajuda a explicar todos os pontos que merecem atenção antes de pegar a estrada. São eles:

Cuidado com a bateria
As temperaturas mais baixas exigem mais esforço da bateria ao ligar o veículo, o que pode levar a um desgaste excessivo. Revisões preventivas em um Centro Automotivo de confiança é a melhor opção para evitar problemas com a bateria.

Atenção com o óleo lubrificante
Para um bom desempenho do veículo com menos esforço, resultando na diminuição do atrito entre as peças e ajudando na refrigeração o motor, o óleo lubrificante é essencial. “É necessário que o motorista confira semanalmente o nível de óleo, além de possíveis vazamentos”, explica Claudio. A atenção com a data de troca do lubrificante na etiqueta de óleo.

Inspecionar os freios
A troca do fluido de freio deve estar de acordo com o manual do proprietário. De modo geral, o intervalo entre as trocas é de 40 mil quilômetros. Já as pastilhas de freio e discos devem ser verificados a cada 10 mil quilômetros - o mesmo intervalo se aplica às lonas de freio (em caso de veículos com freio a tambor na roda traseira), ou ao conjunto discos e pastilhas traseiros (em caso de automóveis com freio a disco nas quatro rodas).

Verificação dos pneus
Além da segurança, andar com os pneus muito gastos pode gerar multas. Dessa forma, é importante observar os sulcos do pneu, pois dentro deles, estão inseridas pequenas elevações na borracha que funcionam como marcações de segurança. A atenção às pequenas avarias, que podem facilitar rasgos, vazamentos e até desmantelamento da borracha também contribuem para a aderência adequada da pista.

Verificação do nível da água
O líquido de arrefecimento é um composto químico responsável pela manutenção da temperatura ideal do motor. O reservatório de líquido de arrefecimento mostra o nível correto por meio de uma marcação, por isso, é importante verificá-lo antes de viajar.

Checagem da iluminação e materiais
As luzes dos faróis, lanterna e sinalização devem estar funcionando perfeitamente. É fundamental também a verificação do macaco, triângulo e chave da roda. Claudio recomenda que os condutores tenham em seus veículos todos os recursos para pedir socorro ou acionar o seguro em caso de necessidade.

Segurança sempre em primeiro lugar
Independente do local da viagem é essencial viajar com segurança para a proteção de todos. “Realizar a manutenção em um Centro Automotivo de confiança gera apenas benefícios e evita gastos desnecessários”, finaliza Claudio.

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!