Audi conecta carro à rede de semáforos

Segundo montadora, sistema visa economia de combustivel e redução de emissões

Sistema da Audi conecta veículo à rede de semáforos | Imagem: Audi

A Audi é uma montadora que investe pesado em novas tecnologias para tornar seus carros mais "conectatos". Dessa vez, a montadora divulgou detalhes de e seu novo sistema de reconhecimento de semáforo, chamado “Audi Online Traffic Light”. O sistema conecta o carro à rede de sinais por meio de um computador central que controla a operação.

Uma vez que a conexão é estabelecida o sistema avisa o motorista por meio de uma mensagem no display do veículo a velocidade que ele precisa trafegar a fim de encontrar o sinal verde no próximo cruzamento, sem a necessidade de acelerações precipitadas. Caso ele esteja parado no farol vermelho, o sistema avisa o tempo restante até a luz ficar verde. E o melhor é que, em modelos equipados com a tecnologia start/stop, ele aciona a partida cinco segundos antes da luz fica verde.

Veja também: Audi ajuda motoristas a estacionarem sem stress

De acordo com a marca alemã, o sistema pode equipar qualquer modelo da Audi à venda no mercado, o que deve ser feito em breve. Com o novo sistema, o objetivo é que os motoristas economizem combustível e que os veículos emitam menos gases poluentes. Segundo a conta da montadora, só na Alemanha, os motoristas poupariam cerca de 900 milhões de litros (237 milhões de galões) de combustível e que as emissões de CO2 seriam reduzidas em até 15%.