Audi R8 deve entregar até 610 cavalos em nova geração
Segunda geração do R8 vai ser apresentada no Salão de Genebra e terá faróis a laser como opcional
A próxima geração do R8 (a segunda da linha) está pertinho de chegar ao mercado. A Audi deve apresentar o novo superesportivo durante o Salão de Genebra, em março. E por conta da proximidade do lançamento, diversos detalhes a respeito do bólido alemão já foram divulgados, como mostra uma publicação da revista britânica Autocar.
O novo Audi R8 vai ser equipado com um motor V10 de 5.2 litros naturalmente aspirado, capaz de desenvolver 540 cavalos de potência, a 8.000 rpm, e 55 kgfm de torque, a 6.500 rpm, o que apresenta um aumento de 15 cv e 1 kgfm frente a geração atual. A versão topo de linha do modelo, a Plus, deve entregar 610 cv, a 8.150 rpm, e 57 kgfm, também a 6.500 rpm, ou seja, 60 cv e 2 kgfm a mais que o atual. Parte da potência e do torque maiores é devido a introdução de um novo sistema de escape.
A transmissão será uma automatizada de sete velocidades e dupla embreagem, com mudanças para apresentar um funcionamento mais rápido e suave, juntamente com o sistema start/stop. O câmbio pode trabalhar nos modos manual e automático e oferece até sete modos de funcionamento. A última versão do sistema de tração nas quatro rodas também estará presente no novo Audi R8.
Segundo dados, o novo R8 V10 Plus acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 330 km/h, o que representa uma redução de 0,3 s e aumento de 13 km/h. O R8 vai ganhar ainda uma versão e-tron totalmente elétrica, com autonomia de 400 km.
A plataforma do novo Audi será uma versão adaptada da que equipa o Lamborghini Huracan. As rodas do modelo serão de 19 polegadas, com pneus 235/35 na dianteira e 295/30 na traseira – rodas aro 20 com pneus 245/30 e 305/30 estarão disponíveis como opcional.
O visual do Audi R8 2016 deve manter algumas características da versão atual, mas com a nova identidade da marca, como mostra o teaser mostrado pela fabricante. Um dos destaques do novo modelo serão os faróis a laser, que de acordo com a fabricante são mais eficientes que os de LED, com alcance quase dobrado. O equipamento será um opcional, sendo que de série haverá faróis com 37 LEDs cada.
Por fim, nas medidas, o R8 terá 4.444 mm de comprimento, 1.944 mm de largura (aumento de 39 mm) e 1.241 mm de altura (redução de 9 mm). Quanto ao peso, o R8 deve apresentar uma redução de 66 quilos, chegando a 1.454 kg.