SUV 7 lugares derivado do Creta: o que já sabemos sobre o Hyundai Alcazar

Modelo traz elementos da nova geração do Creta e foi pensado para países emergentes
Projeção de Kleber Silva para o futuro Hyundai Alcazar

Projeção de Kleber Silva para o futuro Hyundai Alcazar | Imagem: Kleber Silva

O que parece ser uma tendência entre as marcas generalistas, os SUVs com três fileiras de assentos estão ganhando cada vez mais espaço no portfólio das fabricantes globais. A Dacia/Renault deve entrar na categoria com o modelo final derivado do conceito Bigster revelado neste ano. Aqui no Brasil, por sua vez, a Volkswagen já atua no segmento com o Tiguan Allspace e a CAOA Chery oferece o Tiggo 8, ambos com muito sucesso. Isso sem falar dos modelos derivados de picapes médias que contam com estrutura de carroceria sobre chassi, como é o caso do Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4.

Importante destacar que, no segundo semestre deste ano, será a vez da Jeep lançar seu aguardado SUV 7 lugares produzido em Goiana (PE) ao lado de Renegade e Compass. A iniciativa da marca norte-americana deixa claro que existe interesse — e até mesmo uma demanda reprimida — por modelos do tipo aqui no Brasil.

Outro projeto muito interessante para um SUV mais espaçoso e com três fileiras de assentos está sendo desenvolvido pela Hyundai tomando como base a nova geração do Creta. Com o nome Alcazar confirmado, a novidade deverá ser lançada na Índia em junho deste ano e sua concepção tem como foco atender mercados emergentes, portanto é bom ficarmos de olho na novidade.

Informações que surgem da imprensa especializada indiana dão conta de que além da estrutura o futuro Hyundai Alcazar deverá compartilhar com o novo Creta o estilo visual da carroceria. Tomando como base esses dados e SUV recentes da marca com proposta equivalente, o designer Kleber Silva trabalhou em algumas projeções que nos permitem ter uma ideia sobre o que esperar do modelo. De acordo com as apurações no país asiático, talvez o Alcazar conte com um para-choque frontal e a grade dianteira ligeiramente diferentes em relação ao Creta para diferenciar os dois modelos, contudo deverão ser detalhes estéticos.

O interior já flagrado na Índia do futuro Hyundai Alcazar nos sinaliza algumas soluções diferenciadas. O futuro SUV deverá contar com uma configuração 6 lugares em que a segunda fileira de assentos oferece poltronas individuais para favorecer o conforto e bem-estar dos ocupantes a bordo do modelo. Sem dúvida é uma opção interessante para consumidores que não fazem tanta questão dos 7 lugares, mas buscam um SUV de maior porte exatamente pelo espaço interno e porta-malas superiores que oferecem.

Na opção 7 lugares, obviamente, a segunda fileira de assentos conta com a disposição convencional para três passageiros ali instalados. Com a terceira fileira de assentos recolhida, podemos esperar um porta-malas superando facilmente os 500 litros de capacidade.

Por conta do maior porte e de provavelmente atuar em uma faixa de mercado com valores mais caros, o Alcazar deverá trazer bom nível de equipamentos e tecnologia. É previsto para o SUV o pacote Hyundai SmartSense de assistentes de condução, o qual integra recursos como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pontos cegos, aviso de saída involuntária de faixa, entre outros itens.

Sob o capô, o Alcazar deverá compartilhar os conjuntos de motor e câmbio com a nova geração do Creta, com destaque para opções diesel (nos mercados onde é permitido) e o 1.4 turbo com injeção direta a gasolina.

Por todos esses atributos, o Alcazar poderia ser uma interessante adição de gama no portfólio da Hyundai aqui no Brasil. Sabemos que a subsidiária local da Hyundai já trabalha no limite de sua capacidade em sua fábrica de Piracicaba (SP) onde são produzidos os modelos das linha HB20 e Creta. Uma alternativa que pode ser considerada é uma eventual montagem local do SUV utilizando a estrutura da CAOA, o que seria interessante para as duas companhias.

E você, considera interessante um SUV 7 lugares mais acessível da Hyundai aqui no Brasil? Gostaria de um modelo desse tipo?

Tomando como base outros SUVs de maior porte da marca, designer imagina o modelo 7 lugares derivado do Creta
Tomando como base outros SUVs de maior porte da marca, designer imagina o modelo 7 lugares derivado do Creta
Imagem: Kleber Silva