SUV 7 lugares derivado do Creta: o que já sabemos sobre o Hyundai Alcazar

Modelo traz elementos da nova geração do Creta e foi pensado para países emergentes
Projeção de Kleber Silva para o futuro Hyundai Alcazar

Projeção de Kleber Silva para o futuro Hyundai Alcazar | Imagem: Kleber Silva

O que parece ser uma tendência entre as marcas generalistas, os SUVs com três fileiras de assentos estão ganhando cada vez mais espaço no portfólio das fabricantes globais. A Dacia/Renault deve entrar na categoria com o modelo final derivado do conceito Bigster revelado neste ano. Aqui no Brasil, por sua vez, a Volkswagen já atua no segmento com o Tiguan Allspace e a CAOA Chery oferece o Tiggo 8, ambos com muito sucesso. Isso sem falar dos modelos derivados de picapes médias que contam com estrutura de carroceria sobre chassi, como é o caso do Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4.

Importante destacar que, no segundo semestre deste ano, será a vez da Jeep lançar seu aguardado SUV 7 lugares produzido em Goiana (PE) ao lado de Renegade e Compass. A iniciativa da marca norte-americana deixa claro que existe interesse — e até mesmo uma demanda reprimida — por modelos do tipo aqui no Brasil.

Outro projeto muito interessante para um SUV mais espaçoso e com três fileiras de assentos está sendo desenvolvido pela Hyundai tomando como base a nova geração do Creta. Com o nome Alcazar confirmado, a novidade deverá ser lançada na Índia em junho deste ano e sua concepção tem como foco atender mercados emergentes, portanto é bom ficarmos de olho na novidade.

Informações que surgem da imprensa especializada indiana dão conta de que além da estrutura o futuro Hyundai Alcazar deverá compartilhar com o novo Creta o estilo visual da carroceria. Tomando como base esses dados e SUV recentes da marca com proposta equivalente, o designer Kleber Silva trabalhou em algumas projeções que nos permitem ter uma ideia sobre o que esperar do modelo. De acordo com as apurações no país asiático, talvez o Alcazar conte com um para-choque frontal e a grade dianteira ligeiramente diferentes em relação ao Creta para diferenciar os dois modelos, contudo deverão ser detalhes estéticos.

O interior já flagrado na Índia do futuro Hyundai Alcazar nos sinaliza algumas soluções diferenciadas. O futuro SUV deverá contar com uma configuração 6 lugares em que a segunda fileira de assentos oferece poltronas individuais para favorecer o conforto e bem-estar dos ocupantes a bordo do modelo. Sem dúvida é uma opção interessante para consumidores que não fazem tanta questão dos 7 lugares, mas buscam um SUV de maior porte exatamente pelo espaço interno e porta-malas superiores que oferecem.

Na opção 7 lugares, obviamente, a segunda fileira de assentos conta com a disposição convencional para três passageiros ali instalados. Com a terceira fileira de assentos recolhida, podemos esperar um porta-malas superando facilmente os 500 litros de capacidade.

Por conta do maior porte e de provavelmente atuar em uma faixa de mercado com valores mais caros, o Alcazar deverá trazer bom nível de equipamentos e tecnologia. É previsto para o SUV o pacote Hyundai SmartSense de assistentes de condução, o qual integra recursos como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pontos cegos, aviso de saída involuntária de faixa, entre outros itens.

Sob o capô, o Alcazar deverá compartilhar os conjuntos de motor e câmbio com a nova geração do Creta, com destaque para opções diesel (nos mercados onde é permitido) e o 1.4 turbo com injeção direta a gasolina.

Por todos esses atributos, o Alcazar poderia ser uma interessante adição de gama no portfólio da Hyundai aqui no Brasil. Sabemos que a subsidiária local da Hyundai já trabalha no limite de sua capacidade em sua fábrica de Piracicaba (SP) onde são produzidos os modelos das linha HB20 e Creta. Uma alternativa que pode ser considerada é uma eventual montagem local do SUV utilizando a estrutura da CAOA, o que seria interessante para as duas companhias.

E você, considera interessante um SUV 7 lugares mais acessível da Hyundai aqui no Brasil? Gostaria de um modelo desse tipo?

Tomando como base outros SUVs de maior porte da marca, designer imagina o modelo 7 lugares derivado do Creta
Tomando como base outros SUVs de maior porte da marca, designer imagina o modelo 7 lugares derivado do Creta
Imagem: Kleber Silva

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa