BMW segue líder entre marcas premium no mercado mundial em 2015

Mercedes-Benz ficou na segunda posição no segmento, enquanto a Audi apareceu em terceiro

BMW X3 | Imagem: divulgação

Os SUVs estão em alta, sobretudo no segmento de luxo. Graças a isso, a BMW (que dispõe de cinco modelos em sua linha) manteve o título de maior marca premium do mundo em vendas no ano de 2015, com aumento de 5,2%, chegando a 1,91 milhão de carros entregues, segundo o Automotive News.

A Audi,por sua vez, perdeu o segundo lugar para a  Mercedes-Benz, que se posicionou com 1,87 milhão de unidades vendidas, o que representa um aumento de 13%. Já na terceira colocação, a Audi apareceu com crescimento de 3,6%, chegando a 1,8 milhão de exemplares emplacados. 

Para 2016, porém, a previsão é que a BMW perca a liderança, devido ao crescimento mais lento em vendas desde 2009, enquanto a Mercedes-Benz dispõe de modelos mais novos e tem uma crescente demanda no mercado chinês. Só o Classe C teve alta de 40% nas vendas no ano passado, com 443.909 carros, volume que deverá ser mantido ou até elevado neste ano. Além disso, o novo Classe E deverá impulsionar as vendas da fabricante. 

Na China, a Mercedes teve alta de 33%, depois da reestruturação de suas operações por lá. Já a BMW registrou crescimento de apenas 1,7%. A Audi, por outro lado, teve uma desaceleração em seu maior mercado, com queda de 1,4% no ano passado.