BMW X1 chega ao Brasil por R$ 174 900

Crossover urbano será vendido inicialmente na versão xDrive28i

BMW X1 xDrive28i | Imagem: BMW

Não se pode culpar a BMW por não inovar em seus produtos. Pelo contrário. Os alemães estão numa fase de criar novos segmentos que até nos assusta. Foi assim com o X6, o cupê off-road que causou estranheza quando foi revelado, e mais recentemente com o Série 5 Gran Turismo, uma mistura de perua, off-road e cupê que deve chegar ao Brasil em breve.

Perto deles o X1 até é mais assimilável. Mesmo assim não acredite que se trata de mais um utilitário esportivo, parente do X5 e do X3. Não, o X1 é, na realidade, um hatch musculoso, com cara de off-road, mas de caráter urbano mesmo.

O modelo é baixo para os padrões – apenas 1,54 m de altura – e traz, na prática, apenas tração integral como elemento todo-terreno. De resto, seu negócio é andar nas ruas e estradas mesmo. Sua carroceria é longa e com balanços imensos tanto atrás quanto na frente. Lembra um pouco uma perua, mas sua capacidade não chega a ser tão grande.

Embora pareça estar na mesma linha do Série 1, o X1 está mais perto do Série 3. O entre eixos, por exemplo, é o mesmo do sedã: 2,76 m. E o preço também não é dos mais baixos. A versão que será vendida inicialmente no Brasil é a xDrive28i, com tração integral e motor de 6 cilindros em linha com 258 cv. O valor é de R$ 174 900 para a linha 2010 – a BMW já avisou que em junho teremos a linha 2011 com preço mais salgado de R$ 198 mil graças ao sistema de GPS integrado e outros detalhes não revelados.

Apesar disso, a marca diz que a versão sDrive18i, com tração traseira e motor 2.0 de 150 cv, é que será a mais vendida, respondendo por 70% da demanda estimada em mil unidades este ano. Essa versão chegará ao mercado em maio com preço em torno de R$ 130 mil.

Apesar de o X1 ter preço equivalente ao Volvo XC60, a BMW nega que sejam concorrentes. Para ela, o X3 é o rival direto do crossover sueco. Na hora de apontar os outros integrantes da categoria do X1, os alemães apontaram o Tiguan, da Volkswagen, e os futuros Q3, da Audi, e BLK, da Mercedes-Benz. Mas quando estes chegarem ao Brasil, o BMW já estará mais que à vontade em nossas ruas.