Brasil vai influenciar carros globais da Nissan

Montadora japonesa inaugura estudio satélite de design em sua sede no Rio de Janeiro

Taro Ueda, vice-presidente de Design da Nissan Américas, inaugurou o estúdio no Rio | Imagem: Nissan

A Nissan acaba de inaugurar no País um estúdio de design satélite, o Nissan Design America Rio. Localizado na região portuária do Rio de Janeiro, este novo braço criativo – a montadora possui centros de desenho no Japão, Estados Unidos, Reino Unido e China - tem a finalidade de colocar um "tempero" brasileiro nos futuros lançamentos globais da marca, além de entender melhor as necessidades do consumidor brasileiro.

Taro Ueda, vice-presidente de Design da Nissan Américas, esteve no Brasil para inaugurar o estúdio tupiniquim e explica que o investimento no Rio parte da premissa de design “Glocal” da marca, que quer dizer, uma visão global, porém com inserções locais.

Veja mais: New March aposta na boa relação custo/benefício

A montadora está de olho nos mercados emergentes, que apresentam bom potencial de crescimento. O Brasil, como 4 maior mercado do mundo, é um deles. “O Brasil pode nos inspirar muito. Apenas passseando pelas ruas do Rio identifico muitos elementos únicos da cultura brasileira, como as calçadas, os grafismos, a arquitetura, as cores intensas (inclusive nas comidas), além da própria paisagem, que mistura diversos elementos. No entanto, os carros são monocromáticos, uma contradição”, relata Ueda.

Segundo o executivo, os aprendizados obtidos no País poderão influenciar os desenhos dos próximos carros feitos pela Nissan globalmente, não somente para o mercado brasileiro. “Nós podemos fazer mais pelo Brasil”, diz.

Taro Ueda está na montadora desde 1989 e influenciou projetos como o Nissan Sentra, New March e Altima, modelos recém lançados que já assumem a nova identidade da marca, com a assinatura em V na dianteira e os faróis e lanternas em formato de bumerangue. “Nosso próximo passo é entender as necessidades da nova geração, para que possamos nos balizar para desenvolver modelos mais atraentes para os jovens”, diz Ueda.

O responsável por liderar as pesquisas e atividades na sede do Rio será Robert Bauer, com mais de 20 anos de experiência na indústria automotiva. O designer trabalhou na concepção e produção de diversos carros, incluindo o carro-conceito Extrem, feito exclusivamente para o Brasil e exposto em 2012 no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.