CAOA pode criar montadora nacional

Grupo, que representa hoje a Hyundai, planeja montar fábrica de compactos em Goiás

CAOA como marca nacional? | Imagem: Montagem

Mesmo sendo hoje o 4º maior mercado do mundo de veículos, o Brasil vive uma situação única: não possui nenhuma fabricante de carros de porte genuinamente nacional. Até países sem grande tradição nesse setor como a Índia e até a Romênia possuem marcas próprias - algumas hoje em mãos de grupos estrangeiros, é verdade.

Essa distorção pode estar próxima do fim. Segundo rumores que surgiram nesta semana, o grupo CAOA deverá anunciar em breve o lançamento de uma marca nacional. A informação foi revelada pela jornalista Sonia Racy, do jornal O Estado de São Paulo, que também apontou o ex-presidente da Ford, Antonio Maciel Neto, como o executivo que tocará o projeto.

Veja mais: JAC lança pedra fundamental de fábrica

O que se comenta é que a CAOA construirá uma nova fábrica ao lado da atual (que monta caminhões e o Tucson, da Hyundai). Ela teria capacidade para 200 mil carros por ano e faria uma linha de compactos, a exemplo do que a própria Hyundai fez com sua planta de Piracicaba (SP).

O grande mistério é saber de onde sairá o projeto desses veículos. Há boatos sobre o licenciamento de um modelo chinês e também da própria Hyundai, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.

Caso seja confirmada, a nova marca deverá estrear no mercado entre o final de 2014 e o início de 2015. Questionada sobre o assunto, a CAOA negou a existência do projeto e não quis comentar a suposta contratação de Maciel.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!