Carro chinês lidera Rali Dakar

Great Wall levou a melhor no primeiro dia da competição, deixando marcas como MINI e Mitsubishi para trás

Great Wall lidera o Rally Dakar | Imagem: divulgação

Carlos Souza, piloto português, presenteou a China com uma histórica vitória. Pilotando um jipe da companhia Great Wall, o piloto venceu a primeira etapa do Rali Dakar 2014, conquistando a melhor posição em que um veículo chinês já ficou desde o início da competição, em 1979.

Não foi por causa de falta de oponentes à altura. Companhias como Mitsubishi, Volkswagen e até a favorita MINI ficaram para trás do chinês. Mas esta foi apenas à primeira das 13 etapas da competição, que começou domingo em Rosário, na Argentina e vai até o dia 18, com chegada em Valparaíso, no Chile.

No total, serão cerca de nove mil quilômetros a serem percorridos pelos participantes. O tempo que cada participante leva para cumprir cada etapa é cronometrado, independente do tipo de veículo que ele pilota (a corrida ocorre entre carros, motos e caminhões). No final do rali, os tempos serão somados e quem for o mais rápido no total em sua categoria vence o rali.

Na primeira etapa, Carlos Souza ficou apenas 11 segundos na frente do segundo colocado, e menos de um minuto na frente do terceiro. Isso significa que a vitória de Souza, apesar de significativa, foi pequena em relação aos seus maiores concorrentes.

Veja também: Land Rover anuncia apoio à série de ralis

Nesta segunda-feira (06), os competidores vão se aventurar entre as cidades de San Luis até San Rafael, na Argentina. São esperados que os automóveis percorram cerca de 800 km neste techo.