Carro muito tempo parado? Confira dicas para a boa conservação do veículo

Técnicos do CESVI Brasil apresentam sugestões para preservar seu carro no período
Seu carro não funciona ao dar partida? Veja quais podem ser as razões

Seu carro não funciona ao dar partida? Veja quais podem ser as razões | Imagem: Reprodução

 Enquanto ainda não temos uma perspectiva de controle da Covid-19 no Brasil e a recomendação das autoridades é o isolamento social, a obrigação de todos ficarem em casa reflete também em alguns cuidados adicionais com o seu automóvel, uma vez que ele tende a ficar estacionado por um longo período. 

"Os carros mais antigos, por exemplo, precisam de uma atenção maior, porque exigem manutenção mais frequentemente. O desgaste da bateria torna-se o ponto mais sensível nessas situações", adianta Pedro Alves, analista técnico da área de Pesquisa e Desenvolvimento do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Pensando em ajudá-lo (a) nessa época, confira mais dicas que os técnicos do CESVI prepararam:

• Limpeza interna: com um pano úmido, tire a poeira do painel e, até mesmo, o acúmulo de sujeira entre os bancos. Assim, dificulta-se a entrada de insetos. 

• Limpeza externa: é importante para preservar a pintura do veículo. Utilize sabão neutro e certifique-se de que removeu por completo todo o sabão aplicado na carroceria. Em seguida, passe um pano de microfibra para não aranhar a pintura. 

• Bateria: não é recomendável apenas ligar o carro na garagem. O ideal é movimentar o automóvel como um todo, porque todas as peças do conjunto serão movimentadas e trabalhadas ao mesmo tempo. 

Atenção: 

• Se a bateria tem predisposição de descarregar e fica muito tempo desligada, nessa situação, ficará danificada por completo. 

• Outra dica é não acionar o alarme, se o veículo estiver em um lugar seguro. Esse tipo de acessório consomecarga de bateria, mesmo que seja mínimo. 

• Conjunto: rode com o carro, no mínimo uma vez por semana, por 20 minutos. Dessa forma, poupa-se seu desgaste e de diversas peças que compõe o veículo, como: mangueiras, líquido de arrefecimento, óleo, entre outras. 

• Abastecimento: quando a gasolina fica muito tempo parada pode perder a sua proporção, principalmente, se o veículo ficar exposto ao sol, enquanto o etanol tem durabilidade de resistência um pouco maior na sua octanagem. Orienta-se não deixar o veículo com o tanque muito cheio. Assim, o combustível não perde muito a sua proporção e não entupirá os bicos, por exemplo. 

• Pneus: o ideal é ultrapassar a calibragem em 20% a 30% do usual de cada veículo. Assim, se os pneus costumam rodar com 30 libras, o recomendável é deixá-los com 35 libras a 40 libras. Dessa forma, vão demorar um pouco mais para murchar, outra dica importante é movimentar o veículo na garagem se houver espaço, dessa forma não cria um acúmulo de peso em uma só posição dos pneus. 

• Proteção: Colocar capa no veículo nem sempre é a melhor forma de conservar a pintura. Mas, nesses casos, a dica é comprar um produto feito de materiais de qualidade e de marcas reconhecidas. É preferível deixar o veículo na sombra para que não ocorra desgaste da capa exposta ao sol. 

A bateria, que é muito exigida em dias frios, deve ser trocada se já estiver no fim da vida útil
A bateria, que é muito exigida em dias frios, deve ser trocada se já estiver no fim da vida útil
Imagem: Reprodução internet

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!