Carro parado na garagem também precisa de cuidados

Longos períodos de inatividade demandam manutenção e limpeza para não virarem problema na hora de voltar a usá-lo
Automóvel parado na garagem por muito precisa de manutenção

Automóvel parado na garagem por muito precisa de manutenção | Imagem: Ildar Sagdejev/CC

A pandemia da Covid-19 e o isolamento social causaram um impacto sem igual na sociedade, fazendo com que muitos brasileiros deixassem de circular em público, seja para trabalho, estudo ou lazer. Parte deles também passou a usar menos seus automóveis e com isso esses veículos têm passado um longo tempo sem atividade.

A despeito de não rodarem e, com isso, deixarem de atingir alguns parâmetros de manutenção associados a determinadas quilometragens, os carros precisam de uma manutenção mínima par que não ocorram situações inesperadas.

Para evitar um problema inesperado quando ele voltar a circular com mais frequência é preciso seguir alguns cuidados. Silvio França, supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Petroplus – STP do Brasil, empresa do setor de serviços e produtos automotivos, lista a seguir três áreas a serem observadas em caso de inatividade do veículo. Confira:

"Óleo e motor – Um dos principais pontos de atenção para manter o bom funcionamento do veículo são os cuidados com os freios e o óleo do motor. É necessário realizar a troca constante do fluído de freio de acordo com a recomendação do fabricante, além da troca de óleo do motor, responsável por realizar toda a lubrificação do sistema, garantindo melhor performance e a circulação dos pistões na câmara de combustão.

Pneus e bateria - Por terem contato direto com a superfície do chão, os pneus sofrem muito desgaste, o que torna muito importante manter a calibragem em dia e de acordo com a recomendação do fabricante. Se estiver careca, ele também pode ocasionar acidentes e multas, portanto, aproveite a quarentena para realizar a troca. Opte por fazer um rodízio de pneus, respeitando a periodicidade, a fim de manter as condições exigidas de trânsito quando o isolamento social acabar. Do mesmo modo, é necessário manter em dia o cuidado com a bateria, que após algum tempo sem uso pode apresentar falhas na partida. A recomendação é ligar o veículo todos os dias com o objetivo de garantir o funcionamento completo do sistema.

Ar-Condicionado e acessórios - A higienização correta não é fundamental somente para o veículo, mas como forma de garantir a saúde do motorista e passageiros contra ácaros e bactérias. Para finalizar, indico também a limpeza do assoalho, bancos e portas que hospedam diversos tipos de bactérias com o trânsito interno-externo de pessoas."

Troca de óleo lubrificante
Troca de óleo lubrificante
Imagem: SIGAUS/CC

Circule uma vez por semana

Outra dica conhecida é evitar deixar o tanque de combustível muito vazio, assim evita-se a condensação acumulada e também a formação de vapores da gasolina, por exemplo. Se puder adquirir uma capa para o veículo, você pode ajudar a proteger a pintura, plásticos, borrachas e outro materiais da exposição ao sol e à chuva.

Se for possível, tente circular com o carro pelo quarteirão de sua casa uma vez por semana desde que respeitando o isolamento social, sem parar em algum ponto que não seja seu próprio estacionamento.