Carro parado na garagem também precisa de cuidados

Longos períodos de inatividade demandam manutenção e limpeza para não virarem problema na hora de voltar a usá-lo
Automóvel parado na garagem por muito precisa de manutenção

Automóvel parado na garagem por muito precisa de manutenção | Imagem: Ildar Sagdejev/CC

A pandemia da Covid-19 e o isolamento social causaram um impacto sem igual na sociedade, fazendo com que muitos brasileiros deixassem de circular em público, seja para trabalho, estudo ou lazer. Parte deles também passou a usar menos seus automóveis e com isso esses veículos têm passado um longo tempo sem atividade.

A despeito de não rodarem e, com isso, deixarem de atingir alguns parâmetros de manutenção associados a determinadas quilometragens, os carros precisam de uma manutenção mínima par que não ocorram situações inesperadas.

Para evitar um problema inesperado quando ele voltar a circular com mais frequência é preciso seguir alguns cuidados. Silvio França, supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da Petroplus – STP do Brasil, empresa do setor de serviços e produtos automotivos, lista a seguir três áreas a serem observadas em caso de inatividade do veículo. Confira:

"Óleo e motor – Um dos principais pontos de atenção para manter o bom funcionamento do veículo são os cuidados com os freios e o óleo do motor. É necessário realizar a troca constante do fluído de freio de acordo com a recomendação do fabricante, além da troca de óleo do motor, responsável por realizar toda a lubrificação do sistema, garantindo melhor performance e a circulação dos pistões na câmara de combustão.

Pneus e bateria - Por terem contato direto com a superfície do chão, os pneus sofrem muito desgaste, o que torna muito importante manter a calibragem em dia e de acordo com a recomendação do fabricante. Se estiver careca, ele também pode ocasionar acidentes e multas, portanto, aproveite a quarentena para realizar a troca. Opte por fazer um rodízio de pneus, respeitando a periodicidade, a fim de manter as condições exigidas de trânsito quando o isolamento social acabar. Do mesmo modo, é necessário manter em dia o cuidado com a bateria, que após algum tempo sem uso pode apresentar falhas na partida. A recomendação é ligar o veículo todos os dias com o objetivo de garantir o funcionamento completo do sistema.

Ar-Condicionado e acessórios - A higienização correta não é fundamental somente para o veículo, mas como forma de garantir a saúde do motorista e passageiros contra ácaros e bactérias. Para finalizar, indico também a limpeza do assoalho, bancos e portas que hospedam diversos tipos de bactérias com o trânsito interno-externo de pessoas."

Troca de óleo lubrificante
Troca de óleo lubrificante
Imagem: SIGAUS/CC

Circule uma vez por semana

Outra dica conhecida é evitar deixar o tanque de combustível muito vazio, assim evita-se a condensação acumulada e também a formação de vapores da gasolina, por exemplo. Se puder adquirir uma capa para o veículo, você pode ajudar a proteger a pintura, plásticos, borrachas e outro materiais da exposição ao sol e à chuva.

Se for possível, tente circular com o carro pelo quarteirão de sua casa uma vez por semana desde que respeitando o isolamento social, sem parar em algum ponto que não seja seu próprio estacionamento.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!