Carro segue na preferência dos brasileiros como meio de locomoção

Levantamento aponta ainda vontade do público em conhecer automóveis elétricos e híbridos
Carro cresce na preferência do público como meio de locomoção

Carro cresce na preferência do público como meio de locomoção | Imagem: Reprodução internet

Estudo interessante foi revelado nesta semana pelo Webmotors Autoinsights, o qual fornece um panorama atual sobre as preferências dos brasileiros na hora da locomoção. 

Uma das constatações da pesquisa, que envolveu a participação de mais de mil pessoas, é que o uso do carro próprio cresceu na comparação entre os dados de agosto de 2019 com abril de 2021. 

De acordo com os dados consolidados, o automóvel como principal meio de locomoção por parte dos entrevistados cresceu de 50% para 56% entre as duas pesquisas.

Uma das razões atribuídas pelos organizadores é a maior preocupação das pessoas com a questão sanitária, em especial para evitar aglomerações. 

Enquanto o carro foi a única opção de locomoção que cresceu, as demais tiveram queda ou se mantiveram estáveis. 

Transporte coletivo em queda

O uso do transporte coletivo, por exemplo, caiu de 10% para 7% (a maior queda); o uso de moto caiu de 13% para 12%; o uso dos carros por aplicativo de 8% para 7% e o uso das bicicletas próprias de 6% para 5%. 

Inclusive, estudos divulgados pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, NTU, mostram que o prolongamento da pandemia coloca a saúde financeira do transporte público coletivo urbano sob ameaça já que toda a malha foi fortemente afetada com redução média de 40,8% de passageiros. 

Alguns meios de locomoção, entretanto, permaneceram estáveis. Entre eles figuram o deslocamento a pé (12%) e por patinetes (1%). "Um olhar atento aos movimentos apontados pelo estudo mostra que o carro ganhou a preferência das pessoas por conta da segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus, à medida que as pessoas e suas famílias evitam aglomerações em outros meios, como apontado pela queda do uso do transporte coletivo", comenta Eduardo Campos, diretor comercial da Webmotors.  

Patinetes e bicicletas compartilhadas

Se, em agosto de 2019, os patinetes e bicicletas compartilhadas eram novidades que ganhavam cada vez mais espaço nas grandes cidades brasileiras e despertavam curiosidade nas pessoas, a pesquisa de abril deste ano mostrou queda de 12% para 5% e de 6% para 3%, respectivamente, na intenção de conhecer os dois meios de transporte. 

Mas todas as outras opções também apresentaram quedas: carros por aplicativo (27% para 8%), bicicleta própria (18% para 11%) e até as motos (36% para 20%), embora, neste último caso, a análise geral seja positiva. 

O estudo também questionou os meios que os entrevistados "mais gostariam de conhecer" entre diferentes opções. Os carros elétricos e híbridos apareceram como os preferidos e foram mencionados por 26% e 27%, respectivamente, dos participantes. 

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