Carros de baixa emissão ganham juros mais baixo no Brasil

Veículos considerados ecoeficientes pelo Ibama poderão ser financiados com taxa de juro a partir de 1,39% ao mês

O programa beneficia principalmente carros 1.0 | Imagem: divulgação

O Brasil deu seu primeiro passo para incentivar a compra de automóveis considerados ecológicos. A Caixa Econômica Federal lançou neste mês o “Crédito Auto Ecoeficiente”, uma linha de crédito para financiamento de carros zero km considerados ecoeficientes segundo o índice de emissão de poluentes do Programa Nota Verde do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo o banco, os veículos poderão ser financiados com uma taxa de juro a partir de 1,39% ao mês de acordo com a nota do Ibama, que vai de uma a cinco estrelas. A taxa comumente praticada por outras instituições gira em torno de 1,60% a 1,90%. Em nota oficial, a Caixa afirma que a intenção é incentivar a comercialização de veículos de baixa emissão e também a utilização de tecnologias limpas pelas montadoras.

O programa de incentivo engloba veículos de diferentes segmentos com motores 1.0 litro a 2.0 l. As notas de cada carro podem ser conferidas no site do Ibama. Nos Estados Unidos, Europa e Japão, os governos já concedem descontos para quem compra um automóvel de baixa ou zero emissão, como é o caso dos carros híbridos e veículos com motor elétrico.

Bolso do consumidor

A Caixa aconselha os consumidores a analisarem outras variáveis, além da taxa de juro, na hora de financiar um novo veículo. O banco alerta os compradores sobre tarifas de custo de contrato, registro de gravame, registro de alienação, além de tarifa de cadastro, que podem ser eventualmente cobradas ou incluídas no financiamento, provocando um aumento do valor final a ser pago pelos clientes.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!