Carros elétricos e híbridos ficarão mais baratos no Brasil

Governo antecipa que modelos de propulsão alternativa pagarão tributo menor
Toyota Prius 2016

Toyota Prius 2016 | Imagem: Divulgação

Ainda sem apresentar o projeto final do Rota 2030, novo regime automotivo brasileiro que deveria vigorar a partir deste mês, o governo federal sinalizou com uma boa medida envolvendo os carros elétricos e híbridos.

Segundo um comunicado oficial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, “em relação aos veículos com novas tecnologias de propulsão, o MDIC propõe alteração das alíquotas de IPI incidentes sobre os veículos híbridos e elétricos, de forma a reduzir o custo final e estimular a compra do produto no mercado nacional”.

A informação foi revelada pelo ministro Marcos Jorge de Lima e, de acordo com algumas informações reveladas na imprensa, o IPI pago por automóveis elétricos e híbridos deverá ficar em 7%. Um modelo como o Toyota Prius, por exemplo, deverá ter uma redução no preço em torno de R$ 10.000. 

Com relação ao Rota 2030, o ministro prometeu o documento final “em breve”. “Estamos fazendo ajuste fino, já no âmbito da Presidência da República, para que possamos estar nos próximos meses anunciando esse trabalho”, anunciou Marcos Jorge.

Em nota, o MDIC acrescenta que “liderou mais de cem encontros, divididos em grupos de trabalho técnicos, com o objetivo de estabelecer um conjunto de regras para os próximos 15 anos. Números do IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) mostram que, dos 2,3% de crescimento da indústria nacional, de janeiro a novembro de 2017, 50% se deve à cadeia automotiva. A nova política automotiva foi construída com base em eixos como o fortalecimento da cadeia produtiva, estímulo à pesquisa e desenvolvimento, ganhos em eficiência energética e inserção da indústria brasileira nas cadeias globais de valor”.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!