O Detran de São Paulo decidiu promover a troca de todas as placas de identificação de veículos registrados no estado. O motivo é melhorar sua refletividade para facilitar os flagrantes dos radares e câmeras. O Contran já havia previsto o uso da placa refletiva a partir de 2012, mas o intuito seria melhorar a visibilidade em casos de neblina ou chuva.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a nova placa terá uma película refletiva e começará a ser adotada pelos veículos novos ao serem registrados no órgão. Embora ainda não divulgado, o processo promete ser longo - o governo estuda criar um cronograma em que cada final de placa mude em um ano específico. Exemplo: final 1 em 2012, final 2 em 2013 e assim por diante.

O governo do estado lançará uma licitação para tentar reduzir o custo das placas, estimadas em 30% acima das atuais. Em paralelo com a medida, o governo federal pretende mudar o formato das placas no Brasil, que ficarão padronizadas com outros países do Mercosul. Apesar disso, o governo Alckmin não revelou se haverá algum trabalho conjunto nesse sentido.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/