O lendário Porsche 550 Spyder finalmente terá uma releitura moderna. Quem confirma é o presidente executivo da montadora, Matthias Mueller, em entrevista ao jornal alemão Handelsblatt. Segundo o diretor, o novo modelo será posicionado abaixo da linha Boxster, assumindo a posição de “carro de entrada” da marca. O lançamento é esperado para 2014.

Mueller revelou que o carro manterá detalhes clássicos do 550, como apenas dois bancos e a ausência de capota. Se levar a cabo a afirmação, é provável ainda que o novo carro da Porsche estreie uma nova geração de motores boxer quatro cilindros.

Porsche 550 Spyder
Divulgação

O 550 Spyder foi um dos primeiros carros da Porsche a se destacar no cenário automobilístico

“Consigo imaginar essa versão moderna do famoso Porsche de James Dean sendo bem aceita por nossos clientes”, comentou Mueller à publicação tedesca. O clássico carro da marca ficou marcado por sua vida curta – foi produzido entre 1953 e 1956 -, mas ao mesmo tempo pelo sucesso repentino, que revelou a Porsche ao mundo. De carro de celebridades no passado – James Dean ajudou a imortalizar o modelo, com o qual perdeu sua vida em um acidente – o 550 Spyder virou peça rara e cara de museu. O próprio espaço da marca tem poucas unidades.

Porsche 550 Spyder
Divulgação

Fotografo com o Boxster Spyder, que teve sua concepção inspirada no clássico conversível do passado

A imprensa europeia ainda diz que o 550 Spyder do século XXI poderá utilizar a mesma plataforma de carro da Volkswagen programados também para 2014 – Porsche e VW se fundiram. O mesmo vale também para outros componentes. Por essa fartura de itens compartilhados, o preço final do produto será mais baixo. Ao menos é o que espera a imprensa alemã.

Thiago Vinholes

|