CEO da Porsche confirma retorno do 550

Novo modelo esportivo será o carro de entrada da marca alemã a partir de 2014

Porsche prepara retorno do 550 | Imagem: divulgação

O lendário Porsche 550 Spyder finalmente terá uma releitura moderna. Quem confirma é o presidente executivo da montadora, Matthias Mueller, em entrevista ao jornal alemão Handelsblatt. Segundo o diretor, o novo modelo será posicionado abaixo da linha Boxster, assumindo a posição de “carro de entrada” da marca. O lançamento é esperado para 2014.

Mueller revelou que o carro manterá detalhes clássicos do 550, como apenas dois bancos e a ausência de capota. Se levar a cabo a afirmação, é provável ainda que o novo carro da Porsche estreie uma nova geração de motores boxer quatro cilindros.

“Consigo imaginar essa versão moderna do famoso Porsche de James Dean sendo bem aceita por nossos clientes”, comentou Mueller à publicação tedesca. O clássico carro da marca ficou marcado por sua vida curta – foi produzido entre 1953 e 1956 -, mas ao mesmo tempo pelo sucesso repentino, que revelou a Porsche ao mundo. De carro de celebridades no passado – James Dean ajudou a imortalizar o modelo, com o qual perdeu sua vida em um acidente – o 550 Spyder virou peça rara e cara de museu. O próprio espaço da marca tem poucas unidades.

A imprensa europeia ainda diz que o 550 Spyder do século XXI poderá utilizar a mesma plataforma de carro da Volkswagen programados também para 2014 – Porsche e VW se fundiram. O mesmo vale também para outros componentes. Por essa fartura de itens compartilhados, o preço final do produto será mais baixo. Ao menos é o que espera a imprensa alemã.