Chefão de design da Hyundai pede as contas

Responsável por modelos do grupo Hyundai desde 2015, Luc Donckerwolke substituiu Peter Schreyer na empresa
Acima o Hyundai Palisade, um dos projetos de Luc Donckerwolke

Acima o Hyundai Palisade, um dos projetos de Luc Donckerwolke | Imagem: Divulgação

O designer-chefe da Hyundai Motor Group, Luc Donckerwolke, pediu demissão de seu cargo alegando “motivos pessoais”. A saída ocorre em meio a crescentes preocupações com o impacto da Covid-19 na indústria automotiva e foi confirmada pela montadora sul-coreana no dia 29 de abril.

Nascido na Bélgica, Donckerwolke já trabalhou como designer para renomadas fabricantes como Lamborghini e Bentley, tendo se juntado ao grupo Hyundai-Kia na Coreia do Sul como chefe da Hyundai Motor Design Center em novembro de 2015. No entanto, desempenhava o papel de designer chefe desde outubro de 2018, quando substituiu Peter Schreyer. Os dois profissionais foram fundamentais para o grupo estabelecer um padrão bem mais elevado para o visual de seus modelos, uma vez que coube a Schreyer implementar essa estratégia na Kia. 

A empresa sul-coreana informou em comunicado que Lee Sang-yup, vice-presidente sênior e chefe do Hyundai Design Center, e Karim Habib, chefe do Kia Design Center, estarão encarregados do design da Hyundai, Genesis e Kia interinamente. O primeiro executivo chegou à Hyundai em 2016 vindo da Volkswagen, enquanto o segundo chegou à Kia no passado, após passagem pela BMW.

Donckerwolke foi responsável pela criação da identidade visual da Genesis e seus primeiros produtos enquanto nova divisão de luxo da marca sul-coreana. Além disso, ele está por trás de projetos premiados como os Hyundai Palisade e Kona. Entre os modelos notórios que passaram pelas mãos do belga, valem ser citados os esportivos Murciélago de 2002 e o Gallardo de 2004, ambos da Lamborghini.

Em comunicado, Luc Donckerwolke disse que "a atitude audaciosa e progressiva do grupo Hyundai me permitiu ultrapassar os limites e desafiar o que estava estabelecido. Gostei da confiança que me foi dada pelo grupo para criar um time dos sonhos de design que definiu um DNA para o futuro dessas marcas e a modernização de seus processos de design ". De acordo com o site Yonhap News, um porta-voz do designer informou que o belga queria passar mais tempo com seus entes queridos.

Acima o designer belga Luc Donckerwolke
Acima o designer belga Luc Donckerwolke
Imagem: Divulgação