Chefe da Volks quer clientes do Ford Ka e EcoSport

Executivo diz que a Volkswagen tem produtos interessantes para os consumidores que ficaram "órfãos" dos carros da rival
Volkswagen T-Cross 2021

Volkswagen T-Cross 2021 | Imagem: Divulgação

Uma das questões levantadas após o fechamento das fábricas da Ford no Brasil foi qual seria o destino dos consumidores que compravam os modelos da marca, principalmente Ka, Ka Sedan e EcoSport. Um estudo já apontou que a maior parte dos clientes deverá migrar para a Chevrolet, mas a Volkswagen crê que tem motivos para disputar o público.

Em entrevista por vídeo ao jornal Valor Econômico, Pablo De Si, presidente da VW do Brasil, afirmou que “a Ford produzia o EcoSport e o Ka no Brasil. E agora estamos trabalhando na empresa para aumentar nossa participação de mercado, tanto no segmento dos SUVs quanto dos compactos. Foram produtos que competiram conosco e que temos boas alternativas para oferecer na marca Volkswagen".

Di Si ainda comentou sobre como o segmento de carros compactos está se transformando, encolhendo cada vez mais no mundo com os clientes partindo para SUVs. "Na Volkswagen, continuaremos a produzir e vender carros pequenos, mas a participação desses produtos está caindo, no Mercosul e em todo o mundo", explicou. 

Na Europa, a categoria dos carros subcompactos está de fato diminuindo e algumas montadoras já deixaram de ofertar esse tipo de produto globalmente. Por outro lado, os SUVs pequenos, geralmente com menos de 4 m de comprimento, estão sendo apresentados e fazendo sucesso, como foi o caso do Nissan Magnite e do Renault Kiger. Até mesmo a Fiat tem planos para apresentar uma variante do Argo com carroceria de utilitário esportivo.

Acima o Volkswagen Virtus GTS
Volkswagen Virtus deve atrair clientes do Ford Ka Sedan
Imagem: Divulgação