Chevrolet comemora 90 anos com investimento de R$ 6,5 bi

Fabricante norte-americano está no Brasil desde 1925 e admite estudar um modelo abaixo de R$ 30 mil

Novo centro logístico tem o dobro da capacidade do anterior e é informatizado | Imagem: Divulgação

 A General Motors, maior montadora norte-americana do mundo, comemorou nesta segunda-feira, 26, 90 anos de presença no Brasil. A empresa, aqui conhecida pela marca Chevrolet, instalou-se num galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, mas poucos anos depois mudou-se para a cidade de São Caetano do Sul onde até hoje está sua matriz e uma das suas mais importantes fábricas.

E é justamente nela que começaram as comemorações da data com a inauguração de um novo centro logístico com quase o dobro do tamanho do anterior. O novo espaço é informatizado e deve aumentar a produtividade da unidade. Além disso, foi construído com o mínimo impacto ambiental – tijolos, cimento e madeira do galpão antigo foram reutilizados no novo prédio.

A grande notícia dos 90 anos é, no entanto, o investimento de R$ 6,5 bilhões que já está em curso e que terá quase metade do valor direcionado para sua primeira fábrica no país. A montadora já adiantou que esse volume de recursos servirá para modernizar seus motores e transmissões – uma unidade de 3 cilindros 1.0 está a caminho, por exemplo.

A Chevrolet também admitiu que estuda produzir um modelo mais barato no Brasil, com preço abaixo de R$ 30 mil, disse Santiago Chamorro, presidente da GM no país. Dan Ammann, presidente mundial, que veio ao Brasil apenas para a inauguração do centro logístico, conhecido internamente como MASC, acrescentou que “a GM prefere produzir localmente o que vende”,portanto se for viável um produto nessa faixa, ele será fabricado em território nacional.

Depois de um período de incertezas, a GM passa por um momento favorável no Brasil. A marca é líder no varejo há dois anos, quando só contam as vendas para clientes pessoas físicas. A maior responsável por esse desempenho é a dupla Onix/Prisma.