A Chevrolet apresenta nesta semana a linha 2019 do Spin, aquele que será seu principal lançamento em termos de produto neste ano. Curioso notar em vários trechos do comunicado que a fabricante enviou para a imprensa especializada nesta quinta-feira (5) a proliferação de termos tais como “crossover”, “utilitários esportivos urbanos”, dentre tantas outras classificações que remetem aos SUVs. Com isso, fica claro que a GM vai usar uma estratégia um pouco diferenciada para o Spin a partir de agora, em uma clara tentativa de fazer os consumidores de SUVs compactos ao menos olharem para o bom nível de versatilidade e espaço interno que o Spin oferece mesmo sem ter o tipo de carroceria mais desejado no momento.

A própria GM não faz mais muita questão de chamar o Spin de monovolume ou minivan, agora classificando o modelo como um crossover. Para isso, como já antecipamos em diversas oportunidades aqui no Autoo, a GM promoveu um facelift bem profundo em seu monovolume (preferimos seguir o padrão e classificar o Spin dessa forma), com alterações mais significativas à exemplo do que ocorreu com o Cobalt no fim de 2015.

Visto de frente, o Spin 2019 tornou-se um carro mais agradável ao olhar. A nova grade dianteira, pelo menos nas fotos, trouxe um aspecto mais elegante ao monovolume. O capô ficou mais inclinado para melhorar a aerodinâmica do modelo, assim como os faróis estão mais afilados e com opção de luz de condução diurna em LED. O para-choque também foi revisto para “conversar” melhor com a evolução no design frontal do Spin.

Na parte traseira, a minivan agora traz um aerofólio esculpido na parte superior da tampa, que ganhou janela com contornos mais envolventes, nicho central para a fixação da placa e lanternas mais alongadas e bipartidas, “como na maioria dos utilitários esportivos urbanos”, ressalta o comunicado da Chevrolet.

Ponto positivo vai para o aproveitamento do espaço interno com uma série de novos recursos para a cabine do Spin 2019. Em sua mais recente atualização, o Spin passa a contar com a segunda fileira de bancos corrediça, algo que já havia sido informado pela fabricante antes mesmo do lançamento. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada 5 centímetros para frente ou 6 centímetros para trás no intuito de redistribuir melhor os espaços conforme a necessidade do usuário, abrindo mais espaço para o porta-malas ou para as pernas dos passageiros. O encosto da segunda fileira de bancos também pode ser ajustável em inclinação.

Além disso, a parte traseira do encosto dos bancos do motorista e do carona foram redesenhados a fim de ampliar em mais 2,6 centímetros o vão até a segunda fileira de assentos. Pensando na segurança, em especial para um carro de apelo familiar como é o caso do Spin, o modelo recebeu a partir da linha 2019 pontos de ancoragem para cadeirinhas infantil do tipo Isofix e Top Tether, além do quinto apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos no assento central. Lanternas de neblina, ajuste de altura dos faróis e luzes indicadoras de direção lateral somam-se a esta lista.

Outra novidade é a opção da terceira fileira de bancos para a versão aventureira do Spin, denominada Activ7, em referência ao número máximo de ocupantes que o veículo pode transportar. Os dois assentos extras podem ser rebatidos para ampliar o volume de carga. Nas configurações de cinco lugares do Novo Spin o porta-malas de 710 litros pode chegar 756 litros com a segunda fileira de bancos toda avançada, destaca a GM.

De série, todas as versões do Spin 2019 contam com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, travas e vidros elétricos com comando por controle remoto na chave. Retrovisor com ajuste elétrico e sensor de estacionamento agora são itens de série desde a versão LT, que ganha uma configuração com transmissão automática mais acessível. As opções mais caras, no caso a LTZ e a aventureira Activ, ganham o reforço da câmera de ré com linhas guias, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, ajuste de altura dos faróis, além de luz diurna em LED.

A opção LTZ ficou mais requintada e passa a adotar “revestimentos premium” nos bancos com costura pespontada, acompanhando o mesmo estilo aplicado no acabamento do volante. Com maior quantidade de mostradores e opção de novo computador de bordo, o quadro de instrumentos do Spin 2019 passa a ser compartilhado com o Tracker.

Na parte mecânica pouca coisa mudou e o Spin 2019 segue movido pelo bom e velho 1.8 flex de até 111 cv e 17,7 com as opções de câmbio manual ou automático, ambos com 6 marchas. A GM só acrescenta que “o conjunto motriz também foi refinado na linha 2019 para o funcionamento suave”, o que rendeu uma melhora de 1 segundo nos tempos de acelerações e retomadas.

Com câmbio automático, o Spin Activ7 acelera de 0 a 100 km/h em até 11,3 segundos e de 80 a 120 km/h em até 9,7 segundos, segundo testes da GM, enquanto o consumo urbano é de 10,3 km/l com gasolina ou 7 km/l com etanol. O consumo rodoviário é de 12 km/l utilizando o combustível derivado do petróleo ou 8,3 km/l se utilizado etanol, de acordo com dados do Inmetro.

Com câmbio manual, o Spin LTZ também 7 lugares acelera de 0 a 100 km/h em até 10,2 segundos e de 80 a 120 km/h em até 11,7 segundos, enquanto o consumo urbano é de 10,4 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) e o consumo rodoviário é de 13,2 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol).

O Spin 2019 terá como opções as cores Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel, Cinza Graphite e Azul Blue Eyes, além dos inéditos Azul Caribe e Amarelo Stone, exclusivas das versões LTZ e Activ, respectivamente, como você confere na galeria de fotos. O prazo de garantia do modelo é de 3 anos.

Confira os preços da gama Chevrolet Spin 2019:

LS 1.8 manual 6 marchas 5 lugares – R$ 63.990
Spin LT 1.8 manual 6 marchas 5 lugares – R$ 68.990
Spin LT 1.8 automático 6 marchas 5 lugares – R$ 69.990
Spin LTZ 1.8 manual 6 marchas 7 lugares – R$ 78.490
Spin LTZ 1.8 automático 6 marchas 7 lugares – R$ 81.990
Spin Activ 1.8 automático 6 marchas 5 lugares – R$ 79.990
Spin Activ7 1.8 automático 6 marchas 7 lugares – R$ 83.490

Nota do editor: como é de praxe nos lançamentos, a GM Mercosul promoverá uma avaliação do Spin 2019 em conjunto com a apresentação do carro nesta semana. Mesmo com uma base de 700 mil visitantes mensais em nosso site, bem como cerca de 13 mil inscritos de nosso canal somando mais de 2,5 milhões de visualizações, a fabricante optou por não convidar o Autoo para o evento. Com isso, nossos leitores e inscritos no YouTube serão privados de nossas impressões sobre o Spin 2019 de imediato. Já solicitamos o carro para a GM e esperamos contar com o modelo o quanto antes para produzirmos nosso conteúdo assim que possível. 

 
 
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
Chevrolet Spin 2019
Chevrolet Spin 2019
 
 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/

Veja mais notícias da marca