Chinesa BYD anuncia fábrica em Campinas (SP)
Fabricante vai investir R$ 200 milhões para montar ônibus elétricos e baterias
A fabricante chinesa BYD, uma das maiores de seu país, anunciou nesta segunda-feira (14) um investimento de R$ 200 milhões para a construção de uma fábrica e um centro de desenvolvimento em Campinas (SP). Segundo a empresa, a planta vai produzir ônibus elétricos, baterias e painéis solares.
A unidade, que será a primeira da BYD na América Latina, vai ocupar uma área de 32 mil metros quadrados e vai gerar 450 postos de trabalho. A meta é produzir de 500 a 1000 ônibus por mês. A fabricante, no entanto, não divulgou quando a obra será concluída.
Veja mais: Conheça todas as marcas de carros da China
O Centro de pesquisas da empresa no Brasil será focado em estudos e tecnologias para veículos elétricos, baterias, smart grid, energia solar e iluminação.“Temos ainda interesse da empresa em fabricar células de baterias e chassis para ônibus elétricos no Brasil no futuro próximo”, revela, Tyler Li, presidente da BYD Brasil.
Quem é a BYD?
Em termos de volume de produção, a BYD (sigla para "Build Your Dreams", "Construa Seus Sonhos") é atualmente a maior montadora da China. Produz desde motos, carros e até caminhões pesados e vem ganhando notoriedade por seus investimentos em veículos elétricos, o que despertou até o interesse do megainvestidor Warren Buffet. A empresa também é o maior fabricante do mundo de baterias recarregáveis e produz componentes para telefones celular.
Além de fábricas na China, onde emprega mais de 180 mil pessoas, a BYD também tem unidades nos Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Índia, Taiwan e Hong Kong.
A vinda da marca ao Brasil já era cogitada a algum tempo, mas não de forma oficial como aconteceu. Grupos de concessionários, no intuito de importar automóveis da BYD, chegaram a disputar para ter a exclusividade da marca no País, mas os planos não foram adiantes.