Citroën C3 2020 perde versões e tem mudanças de preços no Brasil
Modelo de entrada dos franceses no País agora tem apenas quatro configurações disponíveis
O Citroën C3 encara um momento difícil nas vendas no Brasil. Até o acumulado de agosto o hatch vendeu apenas 2.347 unidades, menos até do que o finado Ford Fiesta. Com este cenário, a marca provocou uma alteração profunda na linha, cortando a oferta de três versões.
Agora são apenas quatro opções. Anote aí: 1.2 Manual Attraction (R$ 55.090), 1.6 AT Attraction (R$ 64.090), 1.6 Urban Trail (R$ 71.090) e a Série Especial 100 Anos (R$ 71.990). Saíram de cena as configurações Origin, Tendance e Exclusive.
Com isso quem quiser a versão de entrada do C3 agora precisará desembolsar R$ 4.100 a mais – a Origin custava R$ 50.990. Para justificar o aumento da intermediária Urban Trail, que ficou R$ 5.100 mais caro e encostou no preço da antiga topo de linha Exclusive, o modelo ganhou central multimídia, câmera de ré, rodas de liga leve, volante em couro e airbag lateral.
Não houve alteração mecânica. O C3 segue com motor 1.2 de três cilindros de 90 cv e 13 kgfm de torque ou o 1.6 de quatro cilindros de 118 cv e 16,1 kgfm.
Queda contínua
O C3 foi um dos primeiros hatches compactos premium do mercado brasileiro quando estreou em 2003 e sua carreira foi respeitada na década passada. Mas a montadora francesa acabou postergando a atualização visual do modelo em relação à Europa, que viu a segunda geração em 2009. Por aqui, o atual C3 só chegou em 2012 e usando a mesma plataforma do antigo.
Ainda assim, o início de vendas não foi dos piores, com 33,7 mil unidades emplacadas em 2013, primeiro ano cheio de vendas. Desde 2010, no entanto, o C3 desce a ladeira: em 2017 foram 9,9 mil carros e no ano passado, quase 6,4 mil unidades, mas nada que se compare a 2019 que, se não houver novidades, deve terminar com menos de 4 mil modelos vendidos. Com o aumento de preço, esse número pode ser ainda menor.