Citroën C4 Cactus deverá se tornar um SUV-cupê na próxima geração

Sucessor do modelo europeu deverá ser revelado neste ano
Acima o Citroën C4 Cactus europeu: por lá o modelo é considerado um hatch médio

Acima o Citroën C4 Cactus europeu: por lá o modelo é considerado um hatch médio | Imagem: Divulgação

Com a imprensa automotiva europeia cravando que até o fim deste ano conheceremos o sucessor do Citroën C4 Cactus na Europa, era natural que os primeiros flagras da novidade começassem a surgir.

Uma notícia publicada nesta quarta-feira (22) pelo Carscoops já nos permite tirar muitas conclusões sobre os caminhos pelos quais o atual modelo da Citroën vai seguir.

Segundo as imagens revelam, é esperada uma mudança completa na proposta do C4 Cactus, que, ao contrário do Brasil, na Europa é classificado como um hatch médio.

O sucessor do C4 Cactus na Europa poderá até adotar um nome completamente novo e romper com a estética até então vista no automóvel francês. O modelo fotografado realizando testes de inverno apresenta uma caída do teto claramente mais pronunciada, levando a crer que a Citroën poderá atuar no segmento de SUVs-cupê de porte compacto.

Além de uma carroceria mais arrojada, o sucessor do C4 Cactus europeu deverá abraçar de vez o caráter SUV ao oferecer maior altura em relação ao solo. Por lá, a novidade vai concorrer com modelos como o Renault Captur, Ford Puma, Opel Mokka X e o irmão de conglomerado Peugeot 2008.

Aliás, com a nova geração do Peugeot 2008, o sucessor do C4 Cactus compartilha não só a plataforma modular CMP como também boa parte da parte mecânica, inclusive para a futura versão elétrica do modelo da Citroën.

Caso venha a contar com um SUV-cupê, a gama Peugeot Citroën se tornará mais interessante na Europa, uma vez que, apesar de atuarem no segmento de SUVs compactos, Peugeot 2008 e o sucessor do C4 Cactus terão estilos bem diferentes, evitando, portanto, uma sobreposição de modelos e favorecendo a possibilidade de escolha por parte do público.

Aqui no Brasil, o Citroën C4 Cactus atualmente é o modelo mais recente e também mais vendido pela marca. Como ele estreou em 2018, ainda é cedo para falar em mudanças para ele por aqui, porém já se sabe que nos países emergentes a Citroën prepara uma linha de produtos bem específica e diferente da europeia. Portanto, ainda vai demorar para contarmos com novidades no C4 Cactus nacional, mas é sempre bom acompanharmos tudo o que acontece lá fora.

Citroën C4 Cactus 2019
No Brasil, o Citroën C4 Cactus é posicionado como um SUV compacto
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!