Com fábricas paradas, carros seminovos viram ''investimento'' na crise

Alguns modelos usados de maior procura estão com preço acima de unidades 0 km
Usados: público busca levantar dinheiro vendendo o carro atual

Usados: público busca levantar dinheiro vendendo o carro atual | Imagem: Agência Brasil

Além de todas as mudanças comportamentais, sanitárias e de liberdade de circulação que a pandemia da Covid-19 está impondo a todos os brasileiros, o fechamento de algumas fábricas por conta do agravamento da crise sanitária, bem como a falta de componentes, está criando uma situação muito peculiar no mercado de automóveis.

Segundo levantamento publicado nesta semana pela KBB Brasil, não são raros os casos em que automóveis seminovos estão sendo comercializados por um preço acima do que os valores encontrados nas concessionárias para o mesmo modelo ainda 0 km. Isso ocorre, em grande parte, pelas longas filas de espera que alguns carros registram, como é o caso da Fiat Strada.

Os efeitos da pandemia da Covid-19 na cadeia de produção de carros novos já forçaram a paralisação da fabricação de modelos importantes para o mercado e provoca descompasso praticamente generalizado na oferta de automóveis nas concessionárias. Neste contexto, a fila e o tempo de espera para alguns modelos novos podem fazer com que ofertas de alternativas seminovas, com baixa quilometragem, se valorizem, sobretudo num momento em que o mercado de usados como um todo também está aquecido, com forte demanda”, analisa a KBB Brasil em seu relatório. 

De acordo com o monitoramento de preços da empresa, o caso que mais se destaca é exatamente o da picape compacta da Fiat, que estreou sua nova geração em 2020. De acordo com a KBB Brasil, a diferença de preço entre as unidades 0 km para exemplares seminovos da nova Strada pode chegar a 3,37% a favor dos carros com alguns meses de uso. Em termos práticos, enquanto uma Strada 0 km tem preço médio gravitando em R$ 79.060, alguns revendedores conseguem transacionar a picape por valores médios na faixa de R$ 81.725.

Ainda segundo a KBB Brasil, no caso do Volkswagen T-Cross 2021 as unidades seminovas são negociadas por um preço, em média, 2,87% mais caro do que os exemplares 0 km do SUV compacto. A diferença fica em 2,43% no caso do Chevrolet Onix Plus, 2,16% para o Hyundai HB20 e gravita em 1,83% para o Chevrolet Onix hatch.

Fiat Strada 2021
Fiat Strada: procura elevada pela nova geração da picape fez disparar o valor das unidades com pouco tempo de uso
Imagem: Divulgação