Seguindo com seus anúncios relevantes para suas operações no Brasil, após a estreia do seu Centro de Segurança Veicular, que agora permite a empresa desenvolver completamente um carro no Brasil, a Fiat Chrysler convidou a imprensa especializada nesta terça-feira (13) para acompanhar a inauguração do seu novo centro de design no país, o Design Center Latam, localizado na sede da companhia no Brasil, em Betim (MG).

O novo espaço consumiu investimento de R$ 11,4 milhões e contempla uma área construída de 2.700 metros quadrados para abrigar diversos laboratórios e áreas de trabalho para 150 profissionais da área de design, que serão responsáveis pelo desenvolvimento de novos modelos para as marcas Fiat, Jeep e RAM comercializados na região.

Vale a pena destacar que, antes da fusão das duas empresas automotivas, o Centro Estilo Fiat do Brasil começou a operar em 2002 e seu primeiro grande projeto foi a atual geração do Uno. Lançada em 2010, ela foi desenvolvida inteiramente pelo time local da empresa à época.

Segundo o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender, a criação do novo espaço surgiu da necessidade de unir os profissionais de design da empresa que atuavam em diversos locais espalhados pela fábrica. Agora tendo que atuar para as principais marcas do conglomerado, o trabalho certamente será mais desafiador.

Entre os destaques do novo centro de design da FCA no Brasil está o laboratório de User Experience, que possui simuladores, desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos.

Desenvolvido pela FCA em parceria com uma empresa de inovação do Polo Tecnológico de Campinas, o simulador cria um ambiente que busca representar de maneira realista condições variadas de direção. A interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizado aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de Inteligência Artificial. Tudo é sob medida para que os testes de usabilidade dos quadros de instrumentos e dos sistemas de infoentretenimento ocorram no ambiente mais próximo ao real. A plataforma é modular, permitindo a troca de componentes com rapidez, seja da Fiat, Jeep e RAM.

Outro local bem interessante que tem o objetivo de otimizar o trabalho dos profissionais da FCA é a Sala Virtual. Ela conta com um projetor laser, de tecnologia avançada, resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão. Com o novo equipamento, são projetados em excelente resolução o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. Esse recurso proporciona avaliações mais próximas da realidade.

Segundo Fassbender adiantou no evento desta terça, uma nova onda de investimento está prevista para os próximos anos para a construção de um segundo prédio, ao lado do atual dentro da fábrica, para abrigar os equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de outros espaços. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/