Com novo Lamando, VW oferece 37 modelos à venda na China

Apenas como comparação, portfólio da marca no Brasil contempla 12 opções
Imagem vazada da nova geração do VW Lamando chinês

Imagem vazada da nova geração do VW Lamando chinês | Imagem: Autohome

Potência econômica e um dos principais mercados automotivos do mundo, é natural que a China receba uma atenção especial por parte das fabricantes. Para quem quer se destacar em termos de volume de vendas, contar com uma operação bem-sucedida no país é algo fundamental.

No caso da Volkswagen, marca que atua há décadas na China e conta com uma boa participação de mercado, um modelo no mínimo peculiar que a fabricante oferece por lá é o Lamando. 

Lançado no país em 2014, o modelo é uma derivação do nosso Jetta, porém com apelo mais esportivo em termos de design.

Nesta semana começaram a circular na internet as primeiras imagens da nova geração do VW Lamando, que vai migrar para a plataforma MQB Evo e se destaca pelo visual singular.

O modelo, que passa a contar com uma carroceria liftback, um meio-termo entre um sedã e um cupê, parece ter o novo visual inspirado pela linha ID. de elétricos da VW, porém será movido apenas pelo motor 1.4 TSI com 150 cv.

Enquanto os faróis despontam como os elementos de design mais diferenciados do novo Lamando, o restante da carroceria é condizente com a proposta mais arrojada do modelo, inclusive as portas sem moldura.

Curioso destacar que mesmo com generosos 4,78 m de comprimento, o novo Lamando será classificado como um carro “compacto” no mercado chinês, superando, com folga, os 4,61 m do Lamando atual.

A nova geração do Lamando será produzida na fábrica da joint venture entre a VW e a chinesa SAIC e a estreia está prevista para este ano. O modelo é exportado da China para as Filipinas, mas dificilmente chegará a outras regiões.

Portfólio três vezes maior do que no Brasil

Com um portfólio extremamente amplo, a Volkswagen comercializa na China nada menos do que 37 modelos!

Além do Lamando, a gama completa é composta pelos SUVs Talagon, Teramont, Teramont X, Tiguan X, Tayron X, Tacqua/T-Cross, T-Roc, Tharu, Tayron, Tiguan, Tiguan L e Touareg.

Entre os carros de passeio, a VW oferece na China o Phideon, Polo, Golf, CC, Magotan, Beetle, Santana, Bora, Lavida, Sagitar, Passat, CC Shooting Brake, C-Trek, Golf Variant, Golf Sportsvan, Gran Lavida e Passat Variant.

A todos eles juntam-se as vans Viloran, Touran, Sharan, Caravelle e Multivan. Por fim, completam a gama os elétricos ID.6 e ID.4.

Apenas como comparação, a gama de automóveis e comerciais leves da Volkswagen no Brasil contempla 12 veículos (Gol, Voyage, Fox, Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Jetta, Tiguan Allspace, Saveiro e Amarok).

Imagem vazada da nova geração do VW Lamando chinês
Imagem vazada da nova geração do VW Lamando chinês
Imagem: Autohome