Confira os carros mais vendidos de 2012 por categorias

Gol continua a ser o modelo mais emplacado no Brasil, mas rivais avançaram

Volkswagen Gol 1.6 Power 2013 | Imagem: VW

Chega a ser entediante acompanhar as primeiras posições do ranking de vendas de veículos no Brasil. Gol, Uno e Palio dividem o pódio há anos e raramente são incomodados. Entre as principais categorias, a situação se repete em alguns casos, como o da Strada ou do Fit, mas esse cenário está mudando. Já há modelos roubando espaço de conhecidos veículos do mercado brasileiro.

O HB20 é o caso mais notório, claro. O hatch da Hyundai em apenas três meses de vendas chegou ao 15° lugar entre os hatches compactos (veja abaixo), e pode, caso a marca tenha produção à altura, tornar-se o 4° modelo mais vendido do Brasil.

Veja o ranking completo de vendas de 2012

A Renault também já consegue se “intrometer” entre os 20 carros mais emplacados, com o Sandero (10°) e o Duster (20°). O hatch March, da Nissan, poderia ter feito algo semelhante não fosse o limite de importação imposto pelo governo que, aliás, distorceu o resultado de 2012 sobretudo em segmentos mais caros. Sem a concorrência de produtos importados, mais modernos e baratos, os veículos produzidos aqui puderam manter seus “feudos”. Com o novo regime automotivo, que obriga novas marcas a se instalarem no Brasil, essa vantagem deve ser perdida ou, no mínimo, atenuada. Não é o cenário ideal, mas é melhor que viver sob uma reserva de mercado disfarçada.

Confira a seguir os líderes de 2012 nas 10 principais categorias do mercado brasileiro. Também mostramos qual modelo foi o destaque em cada uma delas, um termômetro das mudanças que estão por vir.

Hatch compacto

O Gol manteve a coroa de veículo mais vendido do Brasil. Ele domina seu segmento, o de hatches médios, há mais de duas décadas, mas essa liderança tem perdido força. Exemplo disso é que em 2012 seus emplacamentos ficaram estáveis, sinal que nem mesmo a reestilização em julho e o aumento do IPI para importados conseguiram ajudá-lo. Um dos “carrascos” do Volks é o HB20, da Hyundai, que estreou com um estrondoso sucesso. Sem ter versões abaixo de R$ 30 mil, o hatch já vende acima de 10 mil unidades por mês.

Veja o ranking completo dos hatches compactos em 2012

Sedã compacto

O Siena deu a volta por cima em 2012 e superou seu rival de longa data, o Corsa Sedan, também conhecido como Classic. A nova geração, batizada de Grand Siena, e alguns melhorias na versão antiga fizeram o Fiat subir quase 15%, mas a queda do Chevrolet também ajudou. Por falar em Chevrolet, o Cobalt foi, sem dúvida, o destaque nessa categoria. Com um visual não tão empolgante, mas com uma receita equilibrada, o sedã já é o 4° mais vendido do Brasil e sem versão 1.0.

Veja o ranking completo dos sedãs compactos em 2012

Familiar compacto

Se em outras categorias vale mais o carro robusto mesmo antigo, entre os familiares prevalece modernidade e qualidade. O Fit, da Honda, mantém-se como a primeira opção de quem busca um modelo familiar pequeno. Em 2012, o discreto facelift empurrou suas vendas para cima: 34,3% a mais que em 2011. Já a minivan Spin, herdeira da Meriva e da Zafira, repetiu o bom resultado do irmão Cobalt, chegando rapidamente ao 4º lugar em vendas e tendo até alguns picos próximos aos do Honda.

Veja o ranking completo de minivans compactas em 2012

Picape compacta

Não há domínio tão claro no Brasil como o da picape Strada, da Fiat. Mesmo antiga, ela vende mais que a soma de Saveiro e Montana, suas duas principais rivais. Aliás, a picape da Chevrolet é o destaque mais tímido desse artigo. Ela foi a única que ampliou suas vendas entre 2011 e 2012, mas nada que mudasse sua situação.

Veja o ranking completo de picapes compactas em 2012

SUV compacto

Houve quem olhasse com desprezo para o Duster, uma versão aventureira da família Logan que na Europa tem visual bem mais apagado. Com um pouco de cromados e uma oferta justa de equipamentos, espaço e preço, o crossover da Renault encontrou seu público no Brasil. Prova disso é que desbancou o EcoSport da 1ª posição entre os SUVs compactos, algo que nunca havia ocorrido. Como o Eco mudou no meio do ano e só nos últimos meses teve volume de produção vamos descobrir, afinal, quem fala mais alto no coração do público fã desses jipinhos urbanos.

Veja o ranking completo de crossovers compactos em 2012

Hatch médio

A Ford nem deve comemorar o fato de o Focus ter batido o i30 em vendas em 2012. Os dois modelos estão prestes a mudar e o coreano também foi vítima dos 30% a mais de IPI. O resultado é que ambos perderam vendas no ano passado – o Ford menos (13%). A prova dos nove virá em 2013, com regras mais claras e novidades para chamar a atenção do público. A GM aproveitou-se bem desse marasmo para introduzir o Cruze hatch que chegou até a ser o vice-líder do segmento, mesmo sendo o modelo mais caro entre eles.

Veja o ranking completo de hatches médios em 2012

Sedã médio

Honda e Toyota se revezaram na liderança entre os sedãs desde 2002 quando o Corolla “Brad Pitt” chegou ao Brasil. Quatro anos mais tarde, o Civic tomou o 1º posto com margens e voltou a perdê-la para o atual Corolla em 2009. Pois a nova geração do Honda não conseguiu dar o troco. Mesmo cheia de equipamentos e mais “conservadora”, ela perdeu no campo onde a Toyota domina. Talvez a Honda devesse ter ousado mais uma vez... O Corolla não só venceu esse duelo como ampliou suas vendas em 6%. Nada mal. Novamente, o coadjuvante foi o Cruze, mas na versão sedã, que chegou em 3º e foi o único modelo que ousou aparecer no retrovisor dos dois japoneses.

Veja o ranking completo de sedãs médios em 2012

Familiar médio

O mercado de carros no Brasil é tão peculiar e distorcido por excesso de impostos e medidas protecionistas que somente aqui um modelo inicialmente fracassado vira líder de seu segmento e, quando faz sucesso, sai de linha. É a triste história da perua Mégane Grand Tour que já teve sua morte decretada pela Renault. Mesmo assim conseguiu o feito de vender mais em 2012 e liderar de longe nesse, há de se reconhecer, apagado segmento. Sorte da JAC, que tem na minivan J6 seu veículo de melhor participação no Brasil.

Veja o ranking completo de peruas médias em 2012

Picape média

De nada adiantou o sucesso de crítica da nova Ranger. A picape média da Ford fez barulho mas continou lá atrás no ranking da categoria. Sua rival tradicional, a S10, que também mudou em 2012, foi mais eficiente: manteve a primeira posição e ainda viu suas vendas crescerem. Sem grande tradição no segmento, a Volkswagen tem comido pela beiradas. A Amarok, aos poucos, ganha espaço entre os clientes desses modelos e já almeja o 3º posto, atrás apenas da S10 e da Hilux.

Veja o ranking completo de picapes médias em 2012

SUV médio

O aumento do IPI para importados e as cotas impostas aos modelos mexicanos facilitaram a vida do Tucson. O já antigo utilitário esportivo, por ser montado no Brasil, e ter preço mais em conta, repetiu o 1º lugar entre crossovers e SUVs em 2012. Quem poderia ameaçá-lo, caso do novo CR-V, ficou sem “exército para a batalha”. Como a cota acabou rapidamente, a Honda desistiu de trazer o modelo com um preço bem mais salgado.

Veja o ranking completo de crossovers médios em 2012