Utilizam motor 7.0 diesel: confira os veículos militares que a Kia desenvolve

Família de produtos militarizados da sul-coreana está em desenvolvimento para atender às forças armadas daquele país
Novo veículo militar da Kia usará base do Mohave e pode entrar em ação em 2024

Novo veículo militar da Kia usará base do Mohave e pode entrar em ação em 2024 | Imagem: Divulgação

A Kia é uma das marcas de veículos de passeio mais conhecidos da Coreia do Sul, mas você sabia que ela também está envolvida com o desenvolvimento de veículos militarizados? Agora a empresa anunciou que está trabalhando em uma nova geração de modelos leves e blindados para atender não só às forças armadas daquele país como também de outras regiões.

A ideia da Kia é utilizar por base a arquitetura do SUV Mohave para construir um veículo militar de plataforma modular, sem teto e com capacidade para trafegar em todo tipo de terreno. A marca pretende entregar modelos entre 2,5 e 5 toneladas às forças-armadas sul-coreanas, que já testam alguns protótipos da empresa. A ideia é que a entrega desses veículos ocorra de forma oficial a partir de 2024.

Saiba mais: novo Kia Sportage estreará em 2021 com elementos do Hyundai Tucson

Estes modelos terão motores a diesel de 7 litros e “alto torque”, transmissões automáticas, ABS, navegação via satélite, monitor de visualização da redondeza e assistência de estacionamento. Além das unidades a combustão tradicionais, a marca também está explorando o potencial do hidrogênio em diferentes aplicações militares, incluindo geradores de energia de emergência e veículos a célula de combustível.

A história da Kia com veículos militares teve início na Coreia do Sul ainda em 1977, quando começou a produção em massa para as forças armadas daquele país de um veículo blindado de 5 toneladas. Em 1978, fez uma parceria técnica para veículos militares entre 2,5 e 5 toneladas com AM General, empresa norte-americana que foi responsável pela criação da versão militar original do Hummer. Já em 1981, a Kia se tornou a primeira montadora sul-coreana a exportar veículos militarizados, com unidades chegando ao Irã.

Alguns modelos militares que a Kia já produz atualmente
Alguns modelos militares que a Kia já produz atualmente
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!